São Paulo, segunda-feira, 6 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Qual é a última ameaça contra Pompéia?

BILL PITZER; EARLIE HOLLAND

No ano 79, o monte Vesúvio, situado no sul da Itália, entrou em erupção e sepultou a cidade de Pompéia sob vários metros de lava vulcânica. Cerca de 2.000 pessoas -um décimo da população- morreram. No século passado, a cidade foi redescoberta e se transformou num dos principais marcos da história do império romano.
Hoje Pompéia enfrenta risco de nova catástrofe. Desta vez, a avalanche não é de lava, mas de turistas e a ameaça de uma destruição é tão real quanto a causada pelo Vesúvio. No ano passado, cerca de 1,6 milhão de visitantes recorreram às suas ruínas, 23% a mais que em 1993. Só nos fins-de-semana, os sítios arqueológicos, que englobam 66 hectares, são visitados por até 16.000 turistas.
A causa da possível nova destruição de Pompéia é o vandalismo e os furtos de objetos arqueológicos por parte dos visitantes, segundo informam os funcionários do local. A solução, em fase de estudo, é limitar o número de visitantes, já que há a segurança da área é insuficiente.

Texto Anterior: BROXADA DE FAMOSOS
Próximo Texto: Sujeira impede que os quatro anéis de Netuno sejam visíveis
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.