São Paulo, segunda-feira, 6 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mostra traz cem anos de Warchavchik

CELSO FIORAVANTE
DA REDAÇÃO

O Centro Cultural São Paulo inaugura hoje a mostra retrospectiva "Warchavchik, Arquiteto Modernista - 100 Anos", sobre a vida e carreira de Gregori Warchavchik (1896-1972).
Além de sua carreira profissional, a mostra abordará aspectos pouco conhecidos do arquiteto, como a de designer e fotógrafo, em uma área de 1,1 mil metros quadrados.
Warchavchik nasceu em Odessa, na Rússia. Em 1917, com a Revolução Russa, parte para Roma, onde estuda e trabalha com o arquiteto Marcello Piacentini. Vem para o Brasil, a trabalho, em 1923, e decide ficar no país, adotando a cidadania brasileira em 1927 (é deste ano também sua primeira casa modernista, na r. Santa Cruz).
Dois anos antes, publicou no "Correio da Manhã", do Rio de Janeiro, o manifesto "Acerca da Arquitetura Moderna", sobre o que deveria ser uma casa moderna e sobre a lacuna que separava a tradição arquitetônica da realidade e da necessidade do cidadão.
Ao longo de toda a sua vida, Warchavchik manteve suas preocupações endereçadas à funcionalidade do imóvel e aos métodos arquitetônicos. Criticava, por exemplo, o tempo gasto nas construções, a falta de pesquisa em métodos de pré-fabricação e em novos materiais.
A mostra
Há mais de um mês do centenário de seu nascimento -em dois de abril-, o Centro Cultural e a cidade de São Paulo rendem homenagem a um dos maiores arquitetos brasileiros.
Logo à entrada da mostra, uma reprodução em tamanho original da fachada da casa modernista da r. Santa Cruz, 325 (no hoje abandonado Parque Modernista, na Vila Mariana). Pela casa modernista se entra no universo de Warchavchik.
O fotógrafo será revelado em painéis com retratos de amigos, como Mário de Andrade, e exposição de suas câmeras. Também serão exibidas fotos de época, desenhos originais de suas obras e esboços de obras não realizadas. Será exibido ainda o Ford conversível 1933 do arquiteto.
(CF)

Mostra: Warchavchik, Arquiteto Modernista - 100 anos
Onde: Centro Cultural São Paulo (r. Vergueiro, 1.000, 011/277-3611)
Vernissage: hoje, às 19h
Quando: até 29 de maio

Texto Anterior: Jesús Soto e Gego vêm para a Bienal
Próximo Texto: Veja como estão quatro prédios do arquiteto na cidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.