São Paulo, segunda-feira, 6 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Israel podia ver base da ONU atacada

'Espião' sobrevoava Qana

ROBERT FISK
DO "THE INDEPENDENT", EM QANA (LÍBANO)

Um vídeo amador do bombardeio de Israel na base da ONU em Qana (sul do Líbano) convenceu os investigadores das Nações Unidas de que os israelenses haviam atirado deliberadamente contra o prédio e que o país sabia que havia refugiados no local.
Imagens em cores mostram claramente um avião israelense de reconhecimento sem piloto (usado para garantir a exatidão dos alvos) voando sobre Qana na hora do ataque, ocorrido no dia 18 de abril.
Os oficiais israelenses haviam negado várias vezes que estivessem usando o aparelho.
O avião, que voava a uma altura baixa, poderia enviar imagens claras em tempo real, inclusive sobre as mortes de civis. O ataque deixou 102 refugiados que estavam na base da ONU mortos.
Nova versão
Ontem à noite, o Exército de Israel, tendo conhecimento do vídeo, admitiu que havia um "espião" sobre Qana, mas disse que ele estava "em outra missão ".
O Exército disse que o aparelho não estava enviando imagens do local, sem explicar por que isso teria acontecido. Os israelenses também disseram que fizeram um erro em mapas e colocaram a base da ONU a cerca de 150 metros de onde ela realmente estava.
Israel também afirmou que o avião não havia encontrado sinais de civis dois dias antes.
Em duas sequências do vídeo, um avião monomotor que toma imagens do chão pode ser visto voando sobre Qana enquanto a base da ONU é bombardeada.
O vídeo de oito minutos foi feito por um soldado da ONU a 1,6 km da cidade. Ele carregava uma câmera de vídeo por acaso quando começou o ataque israelense.
O vídeo faz parte relatório sobre o ataque, preparado pela ONU e ainda não divulgado.
Além de acusar Israel, o relatório critica os soldados da ONU no local por não conseguir impedir que guerrilheiros do Hizbollah se escondessem em sua base depois de atacar os israelenses.

Texto Anterior: Choques recomeçam na capital da Libéria
Próximo Texto: Aznar assume como premiê da Espanha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.