São Paulo, segunda-feira, 6 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aznar assume como premiê da Espanha

Conservador substitui González

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O conservador José María Aznar ontem prestou juramento ao rei Juan Carlos e oficialmente tomou posse como novo presidente do governo (premiê) espanhol.
O ex-fiscal da receita federal espanhola assumiu em cerimônia no Palácio Zarzuela. Aznar, 43, substitui o líder socialista Felipe González, que ocupava o cargo desde 1982.
O novo governo é composto por 14 ministérios -um a menos do que o gabinete anterior- dos quais 11 são controlados pelo Partido Popular, de Aznar. Quatro são comandados por mulheres, um recorde nos últimos 21 anos.
Aznar anunciou que seu governo será "centrista e reformista" e declarou que a participação da Espanha na união econômica européia -que deve ser consolidada com a entrada em vigor da moeda única, em 1999- "é o objetivo nacional que orientará toda a ação do governo".
O novo governo prometeu um plano de austeridade, mas que não será aplicado no setor social. Aznar declarou "manterá e melhorará o Estado de bem-estar social".

Texto Anterior: Israel podia ver base da ONU atacada
Próximo Texto: Ieltsin pode adiar eleição russa, diz líder neocomunista Ziuganov
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.