São Paulo, segunda-feira, 6 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Concord deu início à independência

História e literatura atraem os viajantes

HEITOR SHIMIZU
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Um dos principais pontos turísticos do leste americano é a pequena -16 mil habitantes - e simpática Concord, a 32 quilômetros de Boston, capital de Massachusetts.
Os motivos são históricos. Nessa cidade começou a guerra pela independência norte-americana e ali viveram alguns dos mais importantes escritores do país.
Fundada em 1635, foi o primeiro estabelecimento dos imigrantes europeus longe do litoral, batizada de Concord -concórdia ou acordo, em inglês- devido ao acordo feito com os antigos habitantes da região, os índios.
Independência
Em 19 de abril de 1775, soldados ingleses invadiram Concord para destruir armas e munições.
Os revolucionários locais, conhecidos como "minutemen", enfrentaram os colonizadores na North Bridge, ponte ao norte da cidade. O tiroteio que se seguiu foi imortalizado na frase "um tiro ouvido ao redor do mundo", do pensador Ralph Waldo Emerson.
Nascido em 1803, em Boston, Emerson formou-se em Harvard e, seguindo o exemplo dos pais e avós, abraçou a carreira religiosa.
Aos 30 anos mudou-se para Concord e começou a dar palestras sobre ciência e literatura.
Alguns anos depois fundou o que chamou de Clube Transcendentalista, junto com intelectuais locais, como os escritores Bronson Alcott e Elizabeth Peabody.
Conhecido posteriormente como movimento transcendentalista, foi o mais perto que os EUA estiveram de ter uma verdadeira filosofia. O nome é uma adaptação do idealismo kantiano, e a idéia é ser um protesto contra a "conformidade social", embora não contra a sociedade como um todo.
Para Emerson, há um momento na formação intelectual de qualquer um no qual "se chega à convicção de que inveja é ignorância; imitação é suicídio".
A solução, então, é "acreditar nas suas próprias idéias; acreditar que o que é certo para um único indivíduo é o certo para todos os homens", e que o local onde se encontram as respostas é a natureza.
A idéias de Emerson influenciaram escritores como Henry Thoreau, Walt Whitman, William James, Marcel Proust, Robert Frost e Virginia Woolf.
(HS)

Texto Anterior: Thoreau definiu o amor pelo indomável
Próximo Texto: Boston abre as portas da Nova Inglaterra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.