São Paulo, segunda-feira, 6 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Thoreau definiu o amor pelo indomável

HEITOR SHIMIZU
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O livro "Walden", publicado em 1854, resulta das anotações feitas entre 1845 e 1847, quando seu autor, Henry David Thoreau viveu sozinho, às margens do lago, numa cabana construída com as próprias mãos. Ali viveu dois anos, dois meses e dois dias.
Thoreau deixou Concord e partiu para Walden no dia 4 de julho, dia da independência dos EUA e aniversário de seu irmão morto.
O local onde construiu sua cabana foi emprestado por um amigo, o escritor Ralph Waldo Emerson (1803-82), que Thoreau conheceu em Harvard. Emerson, 14 anos mais velho, era uma personalidade e figura central da efervescência literária da região.
Ele foi o fundador do transcendentalismo -o mais próximo que os americanos chegaram de uma verdadeira filosofia- e o responsável por tornar a cidade de Concord a Atenas da América.
Embora muitos possam achar que Thoreau fosse anti-social, isso não é verdade. Além de participar do círculo literário da região, mesmo quando viveu em Walden, costumava receber amigos.
Na sua pequena acomodação mantinha três cadeiras: "Uma para a solidão, duas para a amizade e três para a sociedade."
Precursor dos movimentos ambientalistas de hoje, Thoreau foi, antes de tudo, um naturalista, inspirado pelo ensaio "Natureza" (1836), de Emerson, onde este escreveu que "a natureza sempre veste as cores do espírito".
O resultado de suas idéias está em "Walking" (caminhando), de 1862, elegia à arte de caminhar.
Desobediência civil
Outro episódio, ocorrido um ano após o escritor ter começado sua "vida na floresta", dá uma dimensão da importância de suas idéias. No final de julho de 1846, Thoreau precisou consertar suas botas e foi até Concord.
Quando estava prestes a voltar para sua cabana, foi abordado por Sam Staples, fiscal da cidade que lhe cobrava impostos não pagos.
Thoreau não só se recusou a pagar, como objetou o uso do dinheiro arrecadado com as taxas -financiar a guerra com o México e manter as leis de escravidão. Staples, então, prendeu o escritor.
Quando os habitantes da cidade souberam que ele estava na cadeia, alguém -provavelmente sua tia Maria Thoreau- pagou a fiança.
Staples estava em casa quando foi avisado de que a fiança já havia sido paga e resolveu que só soltaria Thoreau no dia seguinte.
A noite passada na cadeia e o motivo da prisão resultaram em outra obra conhecida, o ensaio "A Desobediência Civil".
Na mesma época, a região do lago Walden esteve prestes a ser urbanizada por um grande empreendimento imobiliário, quando foi salva por um grupo de artistas liderados por Don Healey, vocalista do grupo de rock Eagles.
Hoje Walden é uma das principais atrações da região, procurada por amantes da natureza, pescadores e admiradores do trabalho e da lenda construída por Henry David Thoreau.

Texto Anterior: Moda local é comprar roupas sem impostos
Próximo Texto: Concord deu início à independência
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.