São Paulo, segunda-feira, 6 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudo exige disciplina oriental

CLÁUDIA TREVISAN
DA ENVIADA ESPECIAL

Estudar idiomas no exterior exige disciplina e uma dose de planejamento para que o tempo seja aproveitado da melhor maneira.
O ideal é equilibrar estudo e excursões pela cidade e redondezas. Só assim você conhecerá um pouco do país e terá a chance de maior contato com seus moradores.
A Filadélfia é uma boa alternativa nos Estados Unidos. A duas horas de Nova York e a três de Washington, a cidade tem ainda o atrativo histórico: foi o local da Declaração da Independência e capital do país durante dez anos, enquanto Washington era construída.
A reportagem da Folha fez curso de um mês no ELS da Filadélfia. Há pontos altos e baixos. Vale a pena pelas aulas de gramática, vocabulário, leitura e escrita.
Maioria asiática
A grande falha são as aulas de conversação -que despertam interesse na maioria dos alunos. O grande número de asiáticos impõe ritmo pouco fluente às conversas.
Os japoneses, coreanos e chineses costumam ser ótimos alunos em gramática, mas enfrentam dificuldades para falar inglês.
E eles são maioria nas escolas de inglês dos EUA. Não só na Filadélfia.
As aulas vão das 8h30 às 15h30, com intervalo de uma hora e vinte minutos para o almoço.
Nas sextas-feiras, a tarde é livre, o que facilita viagens para cidades próximas durante o fim-de-semana.
É preciso estudar diariamente fora dos horários de aulas. Todos os professores exigem que alunos façam "homework", o famoso "dever de casa".
Mais de 30
Se você tiver mais de 30, provavelmente se sentirá um pouco deslocado. A maioria dos estudantes está na faixa dos 20.
Os alunos do ELS recebem uma carteirinha da Saint Joseph's University, que fica ao lado da escola de línguas. Com isso, podem frequentar todos os estabelecimentos da universidade.
O mais procurado é a cantina, onde os alunos almoçam. Há uma série de opções, a maioria de fast food, incluindo Pizza Hut e Burger King.
Os que não são adeptos desse tipo de comida devem se contentar com um razoável bufê de saladas.
Outros lugares úteis da universidade são a biblioteca, o centro de esportes, o correio e a livraria.
A biblioteca fica aberta até a meia-noite. O centro de esportes tem bicicletas ergométricas, aparelhos para musculação e saunas.
Uma das primeiras providências que o aluno deve tomar é conseguir a escala dos horários do ônibus da universidade, que circula da escola até o Pennbrok, onde fica o alojamento dos alunos.
Planejamento é fundamental. Aproveite os finais de semana para ir a Nova York e Washington e o tempo livre durante a semana para conhecer a Filadélfia, ou Phila, como é chamada pelos moradores.

Texto Anterior: Lazer local satisfaz eruditos e populares
Próximo Texto: Escolas são redutos da vivacidade teen
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.