São Paulo, terça-feira, 7 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Falcão pode disputar indicação a vice

CARLOS EDUARDO ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

O grupo do deputado estadual Rui Falcão está ameaçando complicar a indicação do ex-deputado Aloizio Mercadante para candidato a vice-prefeito de São Paulo pelo PT.
Mercadante já aceitou o convite de Luiza Erundina, candidata a prefeita, para compor a chapa. Mas condicionou a oficialização a uma conversa com Falcão, que até ontem era o único petista que se inscrevera para disputar o direito de ser vice.
Falcão dissera anteriormente que Mercadante seria o único nome capaz de fazê-lo desistir da candidatura a vice.
Ocorre que a ala de Falcão agora está alegando dois fatos recentes para ameaçar os planos de Erundina e Mercadante.
Primeiro, o grupo reclama que foi informado pela imprensa que Mercadante aceitara o convite de Erundina, quebrando, dessa maneira, um acordo de cavalheiros.
Depois, o setor de Falcão conseguiu uma vitória expressiva anteontem na eleição de delegados que vão escolher o vice. Passou de cerca de 26% para 35%.
As outras correntes permaneceram com aproximadamente os mesmos percentuais, com exceção dos grupos mais à esquerda, que foram derrotados. A tendência de Falcão é hoje individualmente a maior do PT paulistano.
Filiações
O crescimento do grupo de Falcão deveu-se principalmente a um intenso trabalho de filiações de última hora, para conseguir aumentar o número de delegados. A prática, aliás, é uma das marcas das mudanças recentes do PT.
Mercadante e Falcão se reuniriam ontem à noite para definir o assunto. "Mantenho minha disposição de não disputar com Mercadante, mas agora a decisão é de meus apoiadores", afirmou Falcão antes do encontro.
Mercadante disse que o processo de concretização da candidatura estava "caminhando", mas só depois da conversa com Falcão é que haveria uma definição.
Na prática, a ala Falcão está reclamando de um "veto de veludo" que Erundina está adotando contra o deputado estadual, ou seja, a candidata não quer Falcão na chapa e, para evitá-lo, teria apelado a Mercadante como última opção.
Antes de chegar a Mercadante, a quem derrotou na prévia interna que escolheu a candidatura do partido, Erundina convidou para vice o empresário Oded Grajew, o senador Eduardo Suplicy e o deputado federal Luiz Gushiken. Todos recusaram.
Voto
Se não recuar, Mercadante será mesmo o candidato a vice. Até os seguidores de Falcão admitem que o ex-deputado conseguiria a maioria dos votos para integrar a chapa do partido em outubro.
A dúvida, ontem à noite, era se Mercadante estaria disposto a se submeter a uma disputa interna, que mesmo com a vitória assegurada poderia causar sequelas.

Texto Anterior: Valor chega a R$ 250 mi
Próximo Texto: PMDB avalia denúncia de falsificação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.