São Paulo, terça-feira, 7 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Peritos discutem intoxicação em PE

FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

O professor da Write State University, de Ohio (EUA), Wayne Carmichael e a bióloga da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Sandra Azevedo, chegam hoje a Recife.
Eles vão discutir a intoxicação que causou as mortes de pacientes que se submeteram a tratamento de hemodiálise em Caruaru.
Os pesquisadores, especialistas em microalgas, vão se reunir com técnicos da Secretaria da Saúde do Estado e da Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento). Amanhã, eles visitam pacientes contaminados que estão internados em hospitais de Recife e viajam para Caruaru.
A bióloga Sandra Azevedo foi quem descobriu a toxina microcistina-LR -produzida por uma microalga- nos filtros do IDR (Instituto de Doenças Renais). Carmichael encontrou a mesma toxina em amostras de vísceras de pacientes da clínica, enviados para análise.
Segundo a Secretaria da Saúde, a microcistina-LR contaminou os 126 pacientes do IDR e provocou 39 das 44 mortes registradas a partir de 20 de fevereiro.
Na quinta-feira, os pesquisadores participam de uma palestra em Recife e se reúnem novamente com técnicos da secretaria. Na sexta-feira, viajam para o Rio de Janeiro.

Texto Anterior: Saúde avalia Aids nas Forças Armadas
Próximo Texto: Senador propõe pensão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.