São Paulo, terça-feira, 7 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para governo britânico, acusação é injustificada

IGOR GIELOW
DE LONDRES

O secretário das Relações Exteriores do Reino Unido, Malcolm Rifkind, disse ontem que, se a Rússia expulsar diplomatas britânicos suspeitos de espionagem, estará fazendo algo "injustificável".
"As informações da prisão do cidadão russo e seu suposto depoimento relacionando atividades com o Reino Unido não são oficiais. Foram divulgadas pela agência de notícias 'Reuter' e não servem, para nós, como posição do governo russo. As acusações são injustificadas", disse à Folha o Foreign Office (órgão responsável por políticas externas).
Novos objetivos
Segundo um boletim de 1993 publicado pelo Instituto Internacional de Assuntos Estratégicos, uma das principais entidades dedicadas à política internacional no mundo, a função da espionagem mudou depois do fim da União Soviética.
Agora, diz o boletim, os países ocidentais buscam espionar os movimentos da indústria bélica russa e os bastidores do poder. A idéia é monitorar o comércio de armas e a manutenção da democracia pós-soviética.

Texto Anterior: Rússia vai expulsar diplomatas
Próximo Texto: Andar em esteira é a atividade física que queima mais calorias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.