São Paulo, terça-feira, 7 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A oposição

LUIZ CAVERSAN

Rio de Janeiro - Muito apropriadamente um dos textos sobre a pesquisa Datafolha publicada domingo destacava o fato de a oposição ao governo FHC liderar as intenções de votos para prefeito em três capitais.
Os eleitores do Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Luís preferem candidatos cujos partidos não integram a base de sustentação do governo federal.
Em Porto Alegre, quem lidera a pesquisa é o petista Raul Pont; em São Luís, o pedetista Jackson Lago -ambos com grande vantagem.
A situação do Rio, apontada na pesquisa, é interessante e peculiar. A começar pelo candidato escolhido em primeiro lugar pelos eleitores, o deputado Miro Teixeira.
O fato de ele ser homem do PDT de Leonel Brizola surpreende ao demonstrar uma capacidade de sobrevida inusitada do líder e eterno oposicionista gaúcho, que já foi duas vezes governador do Rio.
E a situação torna-se peculiar na medida em que Miro concorre a um posto que hoje é ocupado por César Maia -cria do brizolismo rompido com o mentor- e que anteriormente teve como titular Marcello Alencar -também brizolista de primeira hora, hoje desafeto do ex-chefe.
Miro aparece à frente dos candidatos de Alencar (Sérgio Cabral Filho, PSDB) e Maia (Sandra Cavalcanti, PFL).
Mas não é apenas esse imbróglio pedetistas-ex-aliados-desafetos que dá um sabor especial ao pleito carioca.
A pesquisa indica também que por aqui se aglutina o maior número de eleitores que, a essa altura do campeonato, ainda não se decidiram em quem votar ou que declararam a disposição de votar em branco ou anular o voto. Numa das simulações, os indecisos/nulos/brancos atingem o índice de 31%.
Ou seja, número suficiente para garantir uma disputa no mínimo emocionante no Rio de Janeiro.

Texto Anterior: FHC 2, a missão
Próximo Texto: Há razões
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.