São Paulo, quarta-feira, 8 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresas formarão 'condomínio' em SP

Estado quer atrair micro e pequenas

ANTONIO CARLOS SEIDL
DA REPORTAGEM LOCAL

A substituição de distritos industriais por "condomínios empresariais" como estratégia de industrialização do interior paulista é o objetivo de uma iniciativa anunciada ontem pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento do Estado de São Paulo.
A meta é atrair empresas de pequeno e médio porte paulistas ou de outros Estados para as regiões mais pobres de São Paulo, dando prioridade a projetos de geração de empregos e uso de novas tecnologias.
Emerson Kapaz, secretário estadual de Ciência e Tecnologia, disse à Folha que o programa vai ajudar as empresas de pequeno e médio porte a "driblar" a atual escassez de crédito.
"O sistema de distritos industriais não está cumprindo com as suas obrigações pela falta de mecanismos de financiamento para as pequenas e médias empresas no país", afirmou Kapaz.
Aluguel
A idéia é fazer uma parceria entre o governo estadual e os governos municipais com fundos de pensão. Os governos vão ceder terrenos e os fundos financiarão a instalação dos condomínios.
Os condomínios terão os terrenos e a infra-estrutura -como centrais telefônicas, acessos e fábricas ou galpões industriais construídos para serem alugados pelas empresas.
"A grande reviravolta é que as empresas poderão usar seus recursos como capital de giro para os negócios e não como capital de risco", disse Kapaz.
Para ele, a "revolução" dos "condomínios" no lugar dos distritos é que as empresas não terão necessidade de financiamento para compra de terrenos e construção das instalações, barateando o custo de implantação.
O governo paulista, informou Kapaz, vai inaugurar em breve um condomínio-modelo no pólo industrial de Itaquera, na zona Leste da capital.

Texto Anterior: Doação de área à VW é questionada
Próximo Texto: Principal executivo sai da TVA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.