São Paulo, quarta-feira, 8 de maio de 1996
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Empresa vai investir em TV por satélite

IGOR GIELOW
DE LONDRES

A British Sky Broadcasting, líder do mercado de TV paga, anunciou ontem que vai estrear no setor de TV paga por satélite digital a partir do fim do ano que vem.
A empresa, controlada pelo empresário Rupert Murdoch, planeja oferecer entre 200 e 500 canais por meio de um novo satélite, o Astra 2, que deve ser lançado no segundo semestre de 1997.
"O novo satélite carregará 14 transmissores digitais, o que ampliará infinitamente nossa capacidade de operar", afirmou à Folha a assessoria da Sky.
Para poder retransmitir e investir em tecnologia de recepção, o grupo de Murdoch teve de negociar mudanças na lei britânica.
A Casa dos Comuns (equivalente à Câmara dos Deputados brasileira) agora analisa nova legislação sobre o assunto.
Antes, grupos jornalísticos não podiam atuar no ramo de TV paga por satélite no Reino Unido, dominando mais do que 20% de uma empresa do setor.
Agora, nova lei deve liberar o limite. A News Corporation, de Murdoch, vende quase 40% de todos os jornais britânicos.
Em troca, o governo britânico negociou secretamente a instalação de antenas parabólicas para um programa de ensino à distância em escolas do país. Os detalhes da negociação, não assumida abertamente, ainda não são conhecidos.
Hoje, a Sky domina o mercado de TV paga por cabo no Reino Unido. Com o satélite Astra, baseado em Luxemburgo, controla seis canais. Tem 5,35 milhões de assinantes e conseguiu 149 mil novos clientes nos primeiros quatro meses deste ano.
O lucro bruto da Sky entre janeiro e março foi de US$ 107 milhões, 30% a mais do que no mesmo período do ano passado, disse a assessoria da empresa.
Os satélites com tecnologia digital podem oferecer maior número de canais para o telespectador porque concentram mais imagem e som do que os convencionais.

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