São Paulo, quarta-feira, 8 de maio de 1996
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Coca-Cola investirá US$ 600 mi no país em 96

DA REPORTAGEM LOCAL

A Coca-Cola quer chegar a 1999 com 60% do mercado brasileiro de refrigerantes. Hoje, a empresa detém participação pouco superior a 50%.
Para atingir essa meta, a Coca-Cola vai investir US$ 600 milhões neste ano, sendo a metade em ampliação da sua capacidade de produção e distribuição, e o restante, em marketing e divulgação.
Esses são os planos do novo presidente da Coca-Cola no Brasil, o carioca Luiz Lobão, 44, que até março era o principal executivo do grupo no México.
A Coca-Cola já chegou a ter 59% do mercado brasileiro, no início desta década, mas vem perdendo lugar para os concorrentes, inclusive para a Pepsi-Cola.
Forte demanda em 95
Uma das razões foi a impossibilidade de atender a toda a demanda do mercado, no ano passado.
A Coca-Cola teve de até importar refrigerantes em 95 para abastecer o mercado brasileiro, que cresceu cerca de 40% em volume no ano passado. Foram importadas 120 milhões de latas de Coca dos EUA e da Argentina.
Esse problema já estaria equacionado, segundo Lobão.
Até o início do próximo verão, a empresa vai dobrar sua capacidade de produção de refrigerantes em lata.
Serão aplicados US$ 130 milhões na instalação e modernização de linhas de produção de refrigerantes, especificou Lobão.
Além disso, a empresa vai fazer mais pesquisas junto aos consumidores para descobrir se existem alguns nichos de mercado a serem ainda explorados.
Outros produtos
Lobão contou que, durante sua estadia como executivo da empresa no México, a Coca-Cola descobriu que havia demanda insatisfeita dos consumidores por refrigerantes à base de maçã.
O grupo investiu num novo produto e hoje é líder nessa linha de produtos, com 4% do mercado total de refrigerantes.
Também será mantida a ênfase na divulgação do Fanta Laranja.
No último levantamento feito pelo Instituto Nielsen, o Fanta Laranja passou a Pepsi-Cola e se colocou como o terceiro refrigerante mais consumido no país, só perdendo para a própria Coca-Cola e para o Guaraná Antarctica.
Neste ano, a Coca-Cola também está fazendo amplo investimento em propaganda e marketing na promoção da Olimpíada de Atlanta, cidade norte-americana onde a empresa teve origem.

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