São Paulo, quarta-feira, 8 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Andrew Sullivan repensa existência homossexual

MARCELO REZENDE
DA REDAÇÃO

Em um cotidiano de metáforas militares sobre o sexo e sua mais famosa doença, o inglês Andrew Sullivan propõe uma resposta para uma constante -e cruel- pergunta do corpo social: "O que é um homossexual?"
"Praticamente Normal", livro de ensaios do jornalista e cientista social radicado nos EUA, persegue ao longo de suas 174 páginas uma discussão sobre a sexualidade, em que as paixões e o engajamento febril dão lugar ao que poderia ser entendido como "a política do homossexualismo".
Editado no ano passado (a tradução de Isa Mara Lando será lançada no dia 15, pela Companhia das Letras; sem preço definido), o livro oferecia uma nova leitura sobre a comunidade gay da América.
Seu livro rompe com a idéia de que a sexualidade é uma preferência. Para ele a atração por pessoas do mesmo sexo, ou entre homens e mulheres, é involuntária. Uma simples ação do destino.
Sullivan tenta, assim, elucidar o quanto pode haver de aterrador no pensamento conservador.
E, ainda, o quanto há de reacionário entre os chamados liberais.
(MR)

Texto Anterior: Bernardet exorciza Aids e suas metáforas
Próximo Texto: Fusão de estilos marca shows em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.