São Paulo, quarta-feira, 8 de maio de 1996
Próximo Texto | Índice

Intranets vão facilitar a troca de informações

BILL GATES

Você se lembra da satisfação que a gente sente ao encaixar a última peça de um quebra-cabeças? Todo o trabalho duro já foi feito e finalmente você consegue enxergar os resultados.
Acontece que as empresas pelo mundo afora, tendo passado uma década fazendo grandes investimentos em computadores pessoais, redes e treinamento para que possam compartilhar informações facilmente, estão prestes a encaixar no quebra-cabeças a pecinha que vai completar o quadro -com excelentes resultados.
A peça que falta tem um nome: intranet. É a mais recente palavra da moda no mundo da informática -e por uma boa razão.
Web particular
Uma intranet é uma rede interna de uma organização empresarial que utiliza tecnologias da Internet para permitir que os funcionários da empresa naveguem pela rede e compartilhem informações eletrônicas com grande facilidade.
É uma versão particular da World Wide Web, a parte multimídia da Internet, disponível só para as pessoas que trabalham na empresa.
Numa página da Web, várias palavras, botões ou imagens funcionam como elos que ligam você a outras páginas.
Se a palavra "Paris", por exemplo, estiver sublinhada no texto de uma página da Web, você pode clicar sobre ela e obterá informações sobre a capital francesa.
Utilizar a Web é uma maneira simples e divertida de buscar e selecionar informações.
Com o tempo, o maior impacto da Web será o uso que as empresas farão dela para manter estreito contato com clientes e consumidores.
Será também uma maneira importante para as empresas se manterem em contato com os investidores. Apple, Intel, J.P. Morgan, Microsoft e outras empresas já publicam seus relatórios anuais em seus endereços na Web.
Mas, no decorrer dos próximos 12 a 18 meses, o retorno maior para a maioria das empresas virá do uso de páginas intranet na Web para dar aos funcionários as informações de que precisam para serem mais eficientes no trabalho.
Quebra-cabeças
Hoje em dia, encontrar informações eletrônicas dentro de uma empresa ou organização pode ser um verdadeiro quebra-cabeças.
Ironicamente, muitas vezes é mais difícil navegar por sua própria rede do que utilizar a Internet para localizar informações sobre uma organização externa.
Para usar uma rede empresarial típica, você normalmente precisa saber, primeiro, o nome do arquivo que contém as informações desejadas.
Até pouco tempo atrás, esses nomes de arquivos não podiam ter mais de oito caracteres, de modo que não podiam ser muito descritivos.
Você também precisa saber o nome da pasta ou do diretório em que o arquivo está guardado e saber em qual disco e servidor se encontra.
Para um especialista em computação, localizar arquivos e compartilhá-los por meio da rede é coisa perfeitamente normal e corriqueira.
Mas a tarefa pode virar uma dor de cabeça, mesmo para um especialista, quando alguém muda o nome, a localização ou o conteúdo de um arquivo.
Para quem não é especialista no assunto, encontrar informações "perdidas" pode ser um problemão -ou mesmo impossível.
O que você realmente precisa é de uma página de texto que descreva o que está acontecendo para que, enquanto navega de um lugar para outro, você tenha à mão um guia que explique o conteúdo e a localização dos arquivos.
Esse texto descritivo, explicando como a informação é organizada, é exatamente o que uma intranet fornece.
Quando você encontra uma descrição de alguma coisa que deseja ver, é só clicar em cima dela para seguir a conexão.
O que me fez acreditar nas intranets foi a experiência.
Já publicamos milhares de páginas de informações internas na intranet empresarial da Microsoft. Vou dar um exemplo de como ela funciona bem para nós.
Uma funcionária de marketing, interessada em obter cifras relativas às vendas da empresa, clica em cima de um elo em seu computador de mesa, que traz à tela uma página com lembretes sobre várias maneiras de analisar vendas.
A página diz a ela como fazer para atualizar os dados e a lembra sobre as restrições impostas à transmissão dessas informações. Para conseguir a informação em si, ela só precisa clicar mais uma vez.
Fiquei espantadíssimo ao descobrir que determinados dados sobre análise de vendas estão sendo consultados com frequência cinco vezes maior, agora que podem ser alcançados por meio da intranet.
Mudança considerável
É uma mudança considerável, levando em conta que os arquivos não eram tão difíceis assim de consultar antes da intranet, e que os funcionários que os usam têm conhecimentos sofisticados de informática e estão fortemente motivados para estudar os dados.
Desde o ponto de vista de um gerente, talvez o melhor aspecto da intranet seja que sua instalação não exige muito esforço ou investimento.
As empresas que já têm computadores em rede já dispõem de tudo que precisam. A única despesa é mandar um funcionário escrever as páginas descritivas e os elos (links).
A maioria dos processadores de texto e muitos outros aplicativos de software para produtividade já oferecem a possibilidade de criar páginas na Web com elos.
Programas especiais para ajudar a criar e administrar grandes números de páginas interligadas podem ser obtidos de muitas fontes.
Para ler as páginas, os funcionários podem usar os aplicativos que já conhecem ou um dos pacotes gratuitos de software para navegação.
A computação pessoal está evoluindo rapidamente para uma metáfora baseada na Web, na qual qualquer pasta (diretório) poderá ser vista como página da Web.
Quando você olhar o conteúdo de uma página, em lugar de ver apenas nomes de arquivos ou ícones, você também verá textos descritivos.
As descrições podem se mostrar tão úteis que no futuro próximo, quando uma pasta não tiver qualquer texto, você poderá se flagrar reclamando "Ei, coloquem uma explicação aqui. Me ajudem a saber o que isto daqui faz e como funciona".
Conselho
Quando me perguntam se uma empresa deveria fazer mais com computadores, nem sempre tenho certeza, pois depende de situação específica.
Mas já existe uma oportunidade nova e inequívoca para as empresas informatizadas.
Por isso, meu conselho geral mais adequado ao momento talvez seja: monte uma intranet em sua empresa. É uma ótima ferramenta, e você já pagou por ela.

Tradução de Clara Allain.

Cartas para Bill Gates, datilografadas em inglês, devem ser enviadas à Folha, caderno Informática -al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP- ou pelo fax (011) 223-1644.
E-mail askbill@microsoft.com

Próximo Texto: Leary quer mostrar suicídio na Internet
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.