São Paulo, quarta-feira, 8 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Veja as regras da "netiqueta"

* Nunca dê sua senha para ninguém a não ser o administrador do seu sistema.

* Jamais imagine que suas mensagens de mail são particulares.

* Mantenha parágrafos e mensagens curtos e objetivos.

* Quando citar outra pessoa, apague tudo o que não for pertinente à sua mensagem.

* Coloque um cabeçalho esclarecedor na linha de "Subject".

* Evite assinaturas de mais de quatro linhas.

* Jamais mande correntes de cartas na Internet.

* Não escreva mensagens nem entre em chat em letras maiúsculas. É considerado equivalente a gritar.

* É considerado extremamente grosseiro passar para listas ou grupos de discussão mensagens pessoais, sem informar o autor.

* Cuidado com o sarcasmo e o humor. Sem a comunicação face-a-face, podem ser interpretados como crítica.

* Não use redes acadêmicas para fins comerciais.

*Asteriscos* cercando uma palavra podem ser usados para ênfase (em substituição ao sublinhado).

* Limite o comprimento das linhas a 65-70 caracteres.

* Quando participar de um grupo de discussão, procure primeiro a FAQ (arquivo de perguntas mais frequentes).

* Quando se inscrever numa lista de discussão, guarde a mensagem automática que usualmente é enviada. Você vai precisar dela se quiser cancelar sua inscrição.

* Avise no cabeçalho quando for mandar uma mensagem muito longa.

* Suspenda a assinatura de listas quando sair de férias, para evitar tráfego inútil.

Fontes: o documento "User Guidelines and Netiquette", de Arlene Rinaldi, e usuários da Internet

Texto Anterior: Respostas são dadas na hora
Próximo Texto: Internet World atrai as corporações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.