São Paulo, quarta-feira, 8 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Oposição vence eleição indiana, diz TV

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Pesquisa de boca-de-urna divulgada ontem indica que os nacionalistas devem formar a maior bancada do Parlamento indiano.
Foi realizada ontem a terceira das quatro etapas das eleições parlamentares no país. A apuração começa hoje e os resultados saem até o final da semana.
Segundo a TV estatal, o Partido Baratiya Janata obteria 192 cadeiras. O Partido do Congresso, do premiê Narasimha Rao, ficaria com 142. O partido de Rao tem hoje 269 dos 545 deputados, contra 118 dos nacionalistas hindus.
Se o resultado for confirmado, os nacionalistas não terão maioria para governar sozinhos e precisarão formar uma coalizão.
Violência
Pelo menos cinco pessoas morreram ontem em incidentes violentos no Estado de Bihar (leste).
Um policial e seu motorista morreram na explosão de uma mina, que teria sido colocada por guerrilheiros maoístas. Outras três pessoas foram mortas em um tiroteio entre grupos políticos rivais.
Em outro incidente, ocorrido anteontem, guerrilheiros separatistas do Estado de Assam (nordeste) mataram em uma emboscada o ministro estatal de Desenvolvimento Rural, Nagen Neog, e oito membros de sua escolta.
Cerca de 70 pessoas foram mortas desde o início da eleição, em 27 de abril. Na eleição passada, em 1991, 300 pessoas morreram.
A votação foi dividida em quatro dias para que forças de segurança possam se deslocar pelo país, diminuindo a chance de incidentes.
Partes do Estado de Jammu e Caxemira votaram ontem, sem incidentes graves. Regiões onde há maior presença de separatistas votam em 23 e 30 de maio, mas não devem influir no resultado geral.
Madre Teresa
Madre Teresa de Calcutá, que ganhou o Nobel da Paz por seu trabalho assistencial, também votou. Ela é albanesa, mas tem cidadania indiana. Ela não quis dizer em quem votou.

Texto Anterior: Corte de Cuba condena dissidente à morte; África do Sul chega a acordo constitucional; Fogo faz polícia isolar quarteirão em Londres
Próximo Texto: Rússia define quais diplomatas expulsará
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.