São Paulo, sábado, 11 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aula expositiva só ocupa 16% do tempo

Criança faz 'saudação ao dia'

PAULO MOTA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA

Os alunos da 3ª série do 1º grau da Escola Polivalente Modelo, de Fortaleza (CE), tiveram apenas 40 minutos de aula expositiva nas 4 horas em que ficaram na escola, no último dia 30.
A primeira atividade, às 7h, foi uma "recepção": eles rezaram e cantaram músicas educativas saudando o novo dia.
Meia hora depois, entraram na sala de aula. A professora Leontina Vieira da Silva, 46, há 18 anos no magistério, cobrou a lição de casa. Só 9 dos 33 alunos haviam feito.
A lição consistia em procurar sinônimos e antônimos de palavras, formar frases com essas palavras e fazer a redação "Minha família".
Os alunos que não fizeram a lição justificaram-se dizendo que não tinham dicionário. Outros contaram que seus pais trabalhavam fora e não tinham ninguém para ajudá-los nas tarefas.
A escola, que é da rede estadual, foi construída em 1973. O prédio está deteriorado. As salas, quentes e úmidas, têm goteiras. Quando chove, as aulas são suspensas porque a escola alaga facilmente.

Texto Anterior: Professores têm pós-graduação
Próximo Texto: Governo vai reorientar gastos de R$ 3 bi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.