São Paulo, sábado, 11 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Criador do Troféu Juca Pato é o primeiro indicado deste ano

Escritores lançam candidatura de Marcos Rey

DA REPORTAGEM LOCAL

O escritor Marcos Rey é o primeiro indicado para o Troféu Juca Pato - Prêmio Intelectual do Ano/95. Seu nome foi apresentado por mais de 40 associados da UBE (União Brasileira de Escritores).
Marcos Rey publicou, no ano passado, o romance "Os Crimes do Olho-de-Boi" (editora Ática). O escritor é também o criador do Troféu Juca Pato, surgido em 1962. O prêmio é organizado pela UBE e pela Folha.
A carta de indicação afirma que o objetivo é premiar "uma longa e invejável vida literária de um escritor que, nos idos de 1962, por sua iniciativa criou este prêmio para homenagear outros, e que agora os que abaixo assinam têm o orgulho de lhe atribuir".
As indicações, feitas obrigatoriamente por um conjunto mínimo de 30 associados da UBE, prosseguem até o próximo dia 15.
Votos
A votação para a escolha do vencedor, da qual pode participar qualquer escritor, independentemente de filiação à UBE, vai de 1º a 30 de junho.
O Prêmio Intelectual do Ano estava suspenso desde 1992, ano em que foi concedido à escritora Rachel de Queiroz.
A volta do prêmio coincide com o centenário de nascimento do caricaturista Benedito Bastos Barreto, o Belmonte, criador do personagem Juca Pato na década de 20.
Informações sobre o prêmio podem ser obtidas pelo telefone 011/259-9843 ou pelo correio (UBE - rua Barão de Itapetininga, 262, 3º andar, sala 326, São Paulo, SP).
Belmonte
O presidente da Comissão do Centenário de Belmonte, Samuel Pfromm Neto, criticou, em palestra realizada quinta-feira na Federação do Comércio, a falta de publicações com trabalhos do cartunista.
Pfromm fez um panorama da obra de Belmonte, com charges publicadas pela Empresa Folha da Manhã S/A, que edita a Folha, e ilustrações para livros infantis.
O evento contou ainda com uma palestra da jornalista Cecília Prada, que apresentou uma pesquisa sobre a vida do artista.
Entre os presentes, estava o jornalista Silveira Peixoto, ex-companheiro de trabalho de Belmonte.

Texto Anterior: Val-Demente acontece hoje à noite no Rio
Próximo Texto: Mawaka faz apresentação multicultural
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.