São Paulo, sábado, 11 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mawaka faz apresentação multicultural

DA REPORTAGEM LOCAL

O grupo Mawaka apresenta, hoje e amanhã em São Paulo, 18 canções que são resultado de um tipo de pesquisa e releitura pouco conhecido no país: a música étnica.
As oito vozes femininas que compõem o vocal percorrem tradições diversas. Há cantigas japonesas e escocesas, da África e da Irlanda, da Turquia e do Brasil, sem preocupação com épocas.
O resultado é um mosaico de culturas, que ganha unidade graças à reelaboração feita pelo grupo.
"Nós pegamos por exemplo a partitura de uma canção antiga que só contém a melodia principal. A partir daí, criamos os vocais e os arranjos para instrumentos", diz Magda Pucci, regente do Mawaka junto com Kity Pereira.
Desse modo, tanto um canto ritual de pigmeus africanos quanto uma cantiga de mulheres escocesas, por exemplo, ganham sonoridade contemporânea. Além disso, o trabalho multicultural permite aproximar tradições -caso de uma cantiga de ninar brasileira que se funde a um cântico africano.
A mesma aproximação aparece na música que encerra o show, "Sansakroma", na qual entram ritmos latinos, brasileiros e africanos.
Instrumentos
O conjunto instrumental tem a preocupação de incluir, ao lado de elementos melódicos tradicionais como violino ou fagote, instrumentos também étnicos. Assim, surge uma kalimba (pequeno instrumento africano que produz sons de lâminas metálica) ou uma tabla (tambor ritual indiano).
Segundo Magda, o uso dos instrumentos -mesmo dos tradicionais- foge do padrão comum. "Para conseguir uma determinada sonoridade com o violino é preciso encontrar uma técnica específica", exemplifica.
O que não significa que o show apresente estranhezas sonoras. Ao lado do trabalho rítmico, fundamental, há casos em que a beleza melódica se impõe.
É por sua melodia, exatamente, que a canção de rua irlandesa "Star of Slane", provavelmente do século 17, se torna um dos melhores momentos do repertório.
Mudgal
Na última quarta-feira, o grupo Mawaka realizou um workshop especial com o músico indiano Madhup Mudgal. Irmão da bailarina Madhavi Mudgal (que está em temporada em São Paulo), ele fez o convite ao Mawaka após assistir a um vídeo do grupo.

Show: Do Canto dos Pigmeus às Canções Escocesas
Com: Grupo Mawaka
Onde: Teatro Paulista (rua do Paraíso, 494, tel. 011/287-2782)
Quando: Hoje e amanhã, às 21h
Quanto: R$ 10

Texto Anterior: Criador do Troféu Juca Pato é o primeiro indicado deste ano
Próximo Texto: "Quíntuplos" oferece grandiosidade dos atores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.