São Paulo, sábado, 11 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cultura estréia série com astros do jazz

CARLOS CALADO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Os fãs do jazz têm uma nova opção musical na TV. Reunindo grandes cantores e instrumentistas do gênero, a série "Club Date" estréia hoje, à 0h30, na Cultura.
Duas vocalistas de prestígio no cenário jazzístico são destaques do primeiro programa da série: Anita O'Day e Sue Raney.
Produzida pela emissora norte-americana KPBS-TV, "Club Date" é composta por 24 programas. A série foi gravada em um clube de jazz de San Diego, na Califórnia, em 1990.
Ainda em ótima forma vocal, já na casa dos 70 anos, Anita deixa claro nessa apresentação por que é considerada a mais original cantora branca do jazz. Uma das poucas, por sinal, que podem figurar ao lado de uma Billie Holiday ou de uma Sarah Vaughan.
Apesar de, como Billie, também ter enfrentado a barra-pesada das drogas, que a afastaram dos palcos durante boa parte dos anos 60, Anita conseguiu superar esse período difícil.
Antiga fã da música popular brasileira, a cantora chegou a gravar um disco em São Paulo, durante uma festejada temporada, em 1984, no antigo 150 Night Club, do hotel Maksoud Plaza.
Desde aquela época, a bossa-nova já fazia parte do repertório de Anita. E é justamente com uma suingada versão de "Wave" (composição de Tom Jobim) que ela abre o show desta noite .
Na melhor tradição do vocal jazzístico, Anita não se prende à melodia original. Improvisa quase todo o tempo, como se criasse uma nova composição.
Seu roteiro inclui clássicos "standards" do gênero, como "Honeysuckle Rose" (de Fats Waller) e "They Can't Take That Away From Me" (dos Gershwin).
Outro ponto alto do programa vem com "Boogie Blues" (de Krupa e Biondi). Exibindo seu vibrante "scat singing" (um improviso vocal sem palavras), Anita lembra os tempos em que foi vocalista da orquestra de Gene Krupa.
Mais jovem e menos improvisadora, Sue Raney também mistura bossa-nova e tradicionais "standards" da canção norte-americana, no repertório de seu show.
Além de uma interpretação bem jazzística de "There Will Never Be Another You" (de Warren e Gordon), lembra "Skylark" (de Hoagy Carmichael) em versão lenta, quase sussurrada.
Sue só não convence no número final: "No More Blues" (versão de "Chega de Saudade", de Jobim e Vinicius de Moraes). Seu trio transforma o clássico da bossa em verdadeiro desastre, com um incompreensível ritmo latino.
"Club Date" continua no próximo sábado, com shows dos guitarristas Joe Pass e Kenny Burrell. Dia 25, será a vez do Jazz Messengers Tribute e do quinteto do trompetista Art Farmer com o saxofonista Clifford Jordan.

Série: Club Date
Atrações: Anita O'Day e Sue Raney
Quando: hoje, à 0h30
Onde: TV Cultura

Texto Anterior: Cantora Janis Joplin ganha dois filmes; Sharon Stone será uma condenada à morte
Próximo Texto: Urgentésimo! Mãe de gay desbanca a Madonna!
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.