São Paulo, sábado, 11 de maio de 1996
Texto Anterior | Índice

Ballet da Cidade de Londrina estréia em SP

ANA FRANCISCA PONZIO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Estréia hoje em São Paulo, no Sesc Ipiranga, o Ballet da Cidade de Londrina, uma das novas companhias oficiais que vêm surgindo no Brasil ultimamente.
Assim como o Ballet do Estado de Goiás, fundado ano passado, o elenco de Londrina reflete que pode estar se ampliando o panorama de grupos de dança mantidos por governos ou prefeituras locais.
Somando-se aos poucos grupos estatais existentes -como o Ballet do Teatro Guaíra de Curitiba, o Balé da Cidade de São Paulo, a Cia. de Dança de Minas Gerais e o Ballet do Teatro Municipal do Rio de Janeiro-, o Ballet da Cidade de Londrina já possui uma base geradora de bailarinos. Trata-se da escola pertencente ao grupo, que reúne 240 alunos.
No entanto, o idealizador e fundador do grupo, o coreógrafo Leonardo Ramos, veio de Recife, Pernambuco, onde nasceu. Interessado em dança clássica, começou seus estudos na capital pernambucana. Depois, mudou-se para Curitiba, onde se formou na escola do Ballet Guaíra.
Cinco coreografias
São de autoria de Ramos quatro das cinco coreografias que o Ballet de Londrina apresentará em São Paulo. "Pequeno", realizada ano passado, é uma investigação bem-humorada sobre a influência do espaço físico nas possibilidades de movimentos de quatro bailarinos, limitados a um palco de quatro por quatro metros.
Na segunda coreografia - "...&...", sobre música de Brahms-, Ramos explora a sensação de medo, tendo como referência a história de Romeu e Julieta.
Em "Elogio... à", o coreógrafo tem como ponto de partida as músicas de Chopin para criar um ensaio neo-romântico sobre a morte como elemento vivo na memória.
Para encerrar, o grupo dança "...à Cidade", com música de Piazzola, que procura captar a efervescência urbana. "É uma peça que exige muita habilidade física dos bailarinos, que têm de transmitir a violência e dificuldades da grandes metrópoles", diz Ramos.
A quinta coreografia, "Um Ex e Dois Futuros", é de Marcos Leão, que procura relacionar as reações pessoais de cada bailarino à "Sonata em Lá Maior para Cello e Piano", de Cesar Frank.
Realizando várias turnês nacionais desde a sua formação, o Ballet de Londrina já se apresentou no Festival Internacional de Dança de Havana.

Espetáculo: Ballet da Cidade de Londrina
Quando: hoje, às 21h; e amanhã (12), às 20h
Onde: Sesc Ipiranga (r. Bom Pastor, 822; tel. 273-1633)
Ingressos: grátis (não é preciso retirar com antecedência)

Texto Anterior: Novo álbum reproduz clima de pista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.