São Paulo, domingo, 12 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comerciante perde um mês de receita

Papel para abertura de empresa demora

DA FOLHA NORTE

O comerciante Moisés Cristino Costa, 53, de São José do Rio Preto (451 km a noroeste de São Paulo), perdeu um mês de faturamento devido ao atraso na liberação de documentos de abertura de sua microempresa.
Ele era fotógrafo autônomo e decidiu abrir bazar no bairro Eldorado. A empresa vende material fotográfico, papéis e mercadorias de armarinhos.
A documentação demorou 30 dias para ficar pronta. A licença foi retirada na Junta Comercial de Rio Preto, inaugurada há dois anos, mas todo o processo de abertura teve que ser enviado a São Paulo.
Segundo o Sebrae, a liberação demora de cinco a 20 dias na abertura de empresas no interior. Antes da inauguração da junta, o microempresário da região tinha que ir até São Paulo para tirar os documentos.
Costa diz que utilizou os serviços de um escritório, indicado pelo Sebrae, para tentar apressar a retirada do alvará de funcionamento. O escritório cobrou R$ 300,00 pelo serviço.

Texto Anterior: Empresa poderá nascer sem burocracia
Próximo Texto: Governo estuda carência fiscal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.