São Paulo, domingo, 12 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Solista brasileiro venceu concurso

IRINEU FRANCO PERPETUO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Os aplaudidíssimos recitais do violoncelista Antonio Meneses no teatro Cultura Artística, em outubro do ano passado, incluíram uma muito grata surpresa para o público paulistano.
Quem era aquele excelente pianista cabeludo que acompanhou com tanta propriedade Antonio Meneses? Ricardo Castro, o solista que toca hoje no Parque do Ibirapuera ao lado dos cem músicos da Orquestra Filarmônica da Bayer.
Pouco conhecido no Brasil, Castro nasceu em Vitória da Conquista, Bahia, em 1964. Começou a ter aulas de piano muito cedo, aos três anos de idade. Aos oito, deu seu primeiro recital.
Na década de 80, venceu alguns concursos disputados na Suíça e na Alemanha. Desde então, vem se apresentando com regularidade em várias orquestras de diversos países.
O grande mundo da música clássica só percebeu que ele existia, entretanto, em 1993. Nesse ano, Ricardo Castro venceu o muito disputado concurso internacional Harveys Leeds, ocorrido na Inglaterra.
A vitória o destacou plenamente. Nenhum outro pianista brasileiro jamais conseguiu tal façanha.
Familiaridade
No concerto de hoje, Ricardo Castro é o solista do "Concerto para piano nº 5", de Beethoven. A peça, composta em 1809 e pioneira por prever uma intergração entre piano e orquestra, lhe é muito familiar. Ele a interpretou na etapa final do concurso Harveys Leeds, consagrando-se.
O pianista apresenta ainda duas peças do "Carnaval das Crianças" para piano solo, do brasileiro Heitor Villa-Lobos.
Uma ótima notícia: o duo Antonio Meneses/Ricardo Castro acaba de lançar um disco pela gravadora Brascan. O CD traz em seu repertório "Pequena Suíte" e "Bachianas Brasileiras nº 2", de Heitor Villa-Lobos, "Suite Italienne", de Igor Stravinski, e a "Sonata para violoncelo e piano", de Claude Debussy.
Ricardo Castro e a Orquestra Filarmônica da Bayer voltam a se apresentar em São Paulo na próxima quarta-feira, dia 15, no Teatro Municipal, em evento exclusivo para convidados. Para ontem estava previsto um concerto ao ar livro, na Praia do Arpoador, no Rio de Janeiro.
(IFP)

Texto Anterior: Orquestra da Bayer vem ao Ibirapuera
Próximo Texto: Indiana exibe-se à tarde
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.