São Paulo, domingo, 12 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A era da indiferença

INÁCIO ARAUJO

Não é a Los Angeles de 2.019 que este filme evoca. "Blade Runner" é o filme da noite eterna. Que tempo é esse? São os anos 80, a era da indiferenciação. Não é de se estranhar que Harrison Ford seja convocado a caçar replicantes rebeldes. Replicantes são andróides idênticos aos homens, apenas não são homens. Ou, pensando bem: os únicos seres capazes de emitir algum sinal de humanidade -dor, angústia, ansiedade. Os homens, ao contrário, são apenas um enigma. (IA)

BLADE RUNNER - O CAÇADOR DE ANDRÓIDES (Blade Runner) VIDEOTECA EUA, 1982, 116 min. Direção: Ridley Scott. Com Harrison Ford, Sean Young, Rutger Hauer.
Em Los Angeles, século 21, Ford é o policial encarregado de combater andróides fugitivos, que em tudo e por tudo se assemelham a humanos. Filme-chave dos anos 80: essa Los Angeles sem luz, esses robôs indistinguíveis dos humanos. Filme de primeira.

Texto Anterior: Razão contra coração
Próximo Texto: CARTAS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.