São Paulo, domingo, 12 de maio de 1996
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CARTAS

* "Levei meu Gol CLi 1.8 para a revisão dos 10 mil km, na concessionária Itacuã. Relatei problemas como a dificuldade nas mudanças de marchas, o ruído nos freios e o defeito no acionamento do vidro.
No final do dia, quando fui buscar o carro, o funcionário da autorizada disse que não havia dado tempo de checar o câmbio e que eu deveria retornar à revenda. Verifiquei que nenhum problema relatado havia sido solucionado."
Célia Mara Garcia de Lima (Ribeirão Preto, SP)
Resposta
A Volkswagen recomenda que a cliente entre em contato com o gerente de serviços da concessionária de sua preferência.
Segundo a montadora, após uma avaliação no veículo, o gerente poderá orientá-la a respeito dos inconvenientes.
A fábrica não explicou a suposta negligência da concessionária.

* "Gostaria de receber informações sobre o valor de mercado de um Chevrolet Calibra 95, completo. Estou interessado em trocar o carro."
Jonas Alberto Persuhn (Blumenau, SC)
A General Motors deixou de importar, temporariamente, o Calibra e o Astra. O preço médio obtido em revendas para o Calibra 95 é de R$ 32 mil.

* "Tenho uma picape Ford Ranger. Estava dirigindo, em Santo André, e na minha frente estavam um TL, uma Brasília e um Gol. Todos os carros passaram por uma poça de água e, para meu espanto, a minha camionete parou.
Não consegui fazer o carro pegar. Chamei um táxi e me dirigi à concessionária Sandrecar.
O consultor técnico da revenda solicitou que eu contratasse um guincho, por conta própria, e levasse o carro até a concessionária.
Depois de checar o veículo, disseram que ele estava com calço hidráulico. Traduzindo: o carro poderia estar com biela empenada, virabrequim travado ou com o pistão empenado. O defeito só seria encontrado com o motor aberto.
Explicaram que o motor havia travado, não tinha garantia e que a Ranger não pode passar em poças, já que seu filtro de ar fica entre as rodas dianteiras e o seu respiro é voltado para baixo. O carro está até hoje na revenda."
Ulisses Barranqueiro (São Vicente, SP)
Resposta
Segundo a Ford, o veículo foi verificado pela concessionária Sandrecar e pelo engenheiro de serviço da montadora. Foi constatado que as avarias foram provocadas pela aspiração de água na tomada de ar do filtro, configurando calço hidráulico.
Segundo a montadora, este fato ocorre no uso de veículos em locais alagados. A garantia não cobre despesas relativas a acidentes.

* "Aproveitando um sábado de folga, resolvi fazer uma limpeza em meu Fiat Duna 94/95, a gasolina, com 18.150 km percorridos. Ao verificar o motor, notei um pequeno corte em uma mangueira.
Levei o carro à concessionária, e o mecânico que das outras vezes havia me atendido concluiu que o defeito -excesso de aceleração- estava nesse corte, de cerca de um centímetro, que permitia uma falsa entrada de ar, confundindo o sistema eletrônico.
O carro já havia visitado a concessionária, e diversas peças haviam sido substituídas sem que o problema fosse resolvido.
Comprei a mangueira, fiz a substituição e o funcionamento do motor voltou ao normal.
Não entendo como uma empresa, que possui ferramentas de última geração e mecânicos treinados na fábrica não examina o sistema de motor nos mínimos detalhes."
Antonio de Freitas (São Paulo, SP)
Resposta
A Fiat informou que, no dia 19 de março, entrou em contato com o cliente e foi informada de que o inconveniente foi solucionado em oficina particular, com a substituição da mangueira danificada.
A fábrica não respondeu por que a revenda não localizou o defeito.

* "Comprei um Santana CL, ano 89. Depois de um mês de uso, o teto começou a descolar. Soube, por meio de um amigo, que este problema é frequente em Santana.
Ele disse que eu poderia ser indenizada ou o que teto poderia ser trocado pela Volkswagen, como já havia ocorrido com muitos veículos. Gostaria de saber se essa informação é verídica."
Cristina Mara Pereira Souza (Viradouro, SP)
Resposta
A Volkswagen esclarece que seus carros têm garantia de 12 meses, sem limite de quilometragem.
Segundo a montadora, esse período é suficiente para a manifestação de eventuais falhas de montagem ou de fabricação, cuja correção é realizada sem qualquer ônus ao cliente.
A Volkswagen informou que o veículo da cliente se encontra com sete anos de uso, tendo ultrapassado, em muito, o período contratual, não havendo possibilidade do atendimento em garantia.

* "Comprei um Tempra i.e., na revenda Itavema, pelo sistema de leasing do Banco Nacional.
Logo nos primeiros dias, o veículo apresentou vários defeitos, desde problema elétrico até vazamento de óleo do motor e pontos de ferrugem.
Entrei em contato com o serviço de atendimento ao consumidor, e a revenda Barão me contatou para uma revisão geral.
O carro foi levado à concessionária. Os problemas foram solucionados, mas posteriormente apareceram outros.
O ar-quente deixou de funcionar, está vazando líquido do reservatório do radiador, e o acionamento dos vidros, às vezes, não funciona.
Já fiz o possível para que a Fiat solucione os defeitos do veículo, mas, cada vez que ela resolve um, aparecem outros."
Luiz Carlos Dias (São Paulo, SP)
Resposta
Segundo a Fiat, em 29 de fevereiro o cliente estava negociando para devolver o carro ao banco.
Posteriormente, em 2 de abril, a montadora foi informada de que o veículo havia sido devolvido.
A Folha contatou o leitor que se disse descontente com a qualidade do produto e confirmou a devolução do veículo. A Fiat não explicou a origem dos defeitos relatados.
Nesse caso, o Procon sugere que seja aberta uma reclamação junto ao órgão para análise do contrato de leasing, e que o leitor recolha as cópias das ordens de serviços feitos na revenda.

* "Gostaria de saber o endereço da fábrica da automóveis responsável pelos carros Puma."
Juscelino de Moraes (Bragança Paulista, SP)
A Alfa Metais, que hoje fabrica os caminhões Puma, detém a licença da marca. O endereço é av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 3.291, tel. (041) 273-4344, CEP 81270-200, Curitiba, PR.

Cartas devem ser enviadas à Folha (Redação - Veículos), al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Não esqueça de colocar nome completo, endereço e telefone, para verificarmos se seu problema foi resolvido. As cartas só serão respondidas nesta seção.

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