São Paulo, segunda-feira, 13 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tour exibe lado miserável

XICO SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

Um grupo de entidades políticas e associações de moradores de Curitiba promovem um "passeio turístico" para mostrar a "face Terceiro Mundo" dos arredores da cidade.
A excursão foi lançada em outubro do ano passado para convidados especiais: os estudiosos e técnicos em urbanismo que participavam de um workshop preparatório para a reunião do Habitat 2.
Na ocasião, a cidade era mostrada como modelo internacional de administração. Irritada, a oposição ao prefeito Rafael Greca (PDT) organizou o city tour alternativo pela periferia de Curitiba.
"Pela imagem que vendem fora daqui, a cidade é um jardim de luxo", diz Luiz Rosa, um dos guias dessa espécie de tour da miséria. "Revelamos o avesso desse paraíso na terra."
Esgotos
O roteiro do guia inclui, entre outros cenários, crianças brincando no lixo da avenida das Torres e os barracos e esgotos da Vila Verde 4.
A iniciativa de mostrar o outro lado de Curitiba é de entidades como a Central de Movimentos Populares, CUT, Comissão Pastoral da Terra e associações de bairro, entre outras entidades.
Os visitantes de Curitiba interessados em fazer o passeio devem entrar em contato com o gabinete do vereador Tadeu Veneri (PT), na Câmara Municipal, pelo telefone (041) 225-1980. O serviço é gratuito.
Durante o city tour pelos arredores de Curitiba, os guias apresentam uma série de números para tentar desmanchar a imagem "Primeiro Mundo".
Dizem, por exemplo, que Curitiba possui cerca de 200 áreas de sub-habitação, com pessoas morando na lama, favelas ou terrenos sem nenhuma infra-estrutura.
O roteiro do passeio tenta mostrar que a administração municipal está voltada para a "maquiagem" das áreas ricas e de classe média.
Segundo os organizadores do passeio alternativo, a prefeitura esconde a cara miserável da cidade. Curitiba ganhou notoriedade nos últimos anos pelos seus bons indicadores de qualidade de vida.
As entidades que promovem o tour pretendem levar à 2ª Conferência das Nações Unidas sobre Assentamentos Humanos (a Habitat 2) essa imagem de uma Curitiba de Terceiro Mundo.

Texto Anterior: Arte e ecologia são o charme de Curitiba
Próximo Texto: Serviço pelo telefone dá informações aos turistas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.