São Paulo, terça-feira, 14 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PFL cria colegiado para decidir caminho na eleição paulistana

Partido vai votar sobre aliança com o malufismo

CARLOS EDUARDO ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

O PFL criou um colegiado para decidir o rumo que tomará na sucessão paulistana. O acerto foi feito ontem em reunião entre Jorge Bornhausen, presidente nacional, e Antônio Cabrera, presidente do PFL paulista.
As hipóteses mais prováveis hoje são o apoio a Celso Pitta, candidato do PPB, ou o lançamento da candidatura própria do ex-deputado Afif Domingos.
O colegiado que decidirá o assunto é formado pelas bancadas federal e estadual do partido, além da Executiva estadual.
A composição do grupo em tese favorece a um acordo com o malufismo. O prefeito paulistano oferece ao PFL a candidatura a vice na chapa liderada por Pitta e ainda o apoio a candidatos daquele partido em cidades do interior.
Alguns dos membros das bancadas são candidatos a prefeito no interior e querem o aval de Maluf.
Cabrera também está propenso à aliança com o malufismo, embora antes vá procurar o governador Mário Covas para saber se o PSDB tem interesse em uma coligação e em quais condições.
Bornhausen tem restrições antigas a Maluf. Sabendo disso, o prefeito paulistano telefonou sábado para o presidente do PFL para iniciar o trabalho de aproximação.
O dirigente pefelista não vetou ostensivamente o apoio a Pitta, mas os interlocutores de ontem saíram com a impressão de que a aliança com o malufismo continua não sendo a opção preferencial.
É difícil uma intervenção da direção nacional do PFL em São Paulo. Cabrera, ao contrário de 94, hoje controla a maior parte da legenda no Estado. O colegiado, preliminarmente decidirá entre entre coligação ou candidatura própria.
Se prevalecer a tese da coligação, três caminhos serão analisados: aliança com Pitta, com o candidato que o PSDB escolher ou com o senador Romeu Tuma (PSL).
Se a maioria decidir por uma candidatura própria, Afif Domingos é a aposta mais viável.

Texto Anterior: Filho de Marighella quer "a verdade"
Próximo Texto: Sem-terra invadem fazendas no Pará, Mato Grosso e Bahia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.