São Paulo, terça-feira, 14 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nova vacinação não registra reação

DA FOLHA SUDESTE

Cerca de 12 mil pessoas foram vacinadas contra a meningite do tipo C até as 16h de ontem, em Campinas (99 km de São Paulo). A prefeitura deve divulgar o balanço final do primeiro dia de vacinação hoje, ao meio-dia.
No período da manhã funcionaram 71 postos de vacinação; à tarde foram 77, e, à noite, 61.
A prefeitura esperava vacinar 25 mil pessoas até as 21h.
Hoje, 84 locais estarão atendendo a população de manhã e à tarde, e 69 postos estarão de plantão durante a noite.
"Depois do problema ocorrido, esperávamos que a procura fosse pequena", afirmou.
No dia 15 de abril, quando ocorreram as reações adversas em 6.600 pessoas que tomaram a vacina, 30 mil pessoas já haviam sido vacinadas.
Reação
O prefeito Edivaldo Orsi (PSDB) disse que o movimento nos locais de vacinação já era esperado. "No primeiro dia muita gente fez um teste, para ter certeza de que nenhuma reação iria ocorrer", afirmou.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, nenhum caso de reação ao medicamento foi registrado. A margem desse tipo de ocorrência em situações normais é de até 2%.
A campanha foi iniciada ontem, às 8h, no Macc (Museu de Arte Contemporânea de Campinas). A dona-de-casa Maria da Silva, 36, passou em frente ao Macc, mas disse que ia esperar alguns dias para levar seu filho.
"No dia 15 eu ia levá-lo, mas todo mundo começou a passar mal", contou. Ela disse que depois do incidente ficou com medo de vacinar o filho.
A poucos metros do Macc, Loedir Morais de Oliveira, 19, disse que não sabia da vacinação.
A dona-de-casa, que aguardava a chegada de um ônibus em frente ao museu, disse que ainda não sabia se iria vacinar seu filho Adriel, 3.
No museu, o movimento era fraco por volta das 11h30. Ismael Zani, 35, levou os dois filhos para tomarem vacina. "Eu não levei na primeira vez porque começaram a acontecer aquelas reações, mas hoje eu trouxe. É importante proteger meus filhos dessa doença", afirmou Zani.
A campanha de vacinação contra a meningite vai até o dia 18. Os postos de vacinação funcionam das 8h às 21h de hoje a sexta e das 8h às 18h no sábado.

Texto Anterior: Acusado de vender rins é denunciado
Próximo Texto: Delegado quer laudo da Unicamp em inquérito
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.