São Paulo, terça-feira, 14 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mãe desiste de se casar com o 'marido' do filho homossexual

Visto de inglês termina amanhã; ele terá de sair do país

MÔNICA SANTANNA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

O professor e militante homossexual Toni Reis disse ontem em Curitiba (PR) que sua mãe, Maria da Conceição dos Reis, 65, não vai mais se casar com o seu companheiro, o inglês David Harrad, por conselho dos advogados.
Segundo Reis, empecilhos legais impedem que o casamento seja realizado a tempo de que Harrad permaneça definitivamente no Brasil. "Os papéis levariam até três meses para ficar prontos", afirmou Reis. Ele vive com Harrad há seis anos.
Maria da Conceição se ofereceu junto com outras 33 mulheres para se casar com Harrad e garantir a sua permanência no Brasil.
Harrad tem visto de turista, que expira amanhã.
Caso não consiga legalizar sua situação, ele deve deixar temporariamente o país e entrar com um novo visto de turista.
O deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ) se propôs a contratar Harrad como assessor parlamentar para Assuntos de Direitos Humanos ou como seu secretário particular para que a situação seja legalizada.
Yvone Duarte, assessora parlamentar de Gabeira, disse que aguardava parecer do Ministério da Justiça para definir a situação.
O coordenador regional da Polícia Federal no Paraná, Luiz Carlos Melzer, disse que, caso Maria Conceição e Harrad usassem o casamento para obtenção do visto definitivo, poderiam ser indiciados em inquérito por tentativa de fraude contra a Lei do Estrangeiro.
"Está claro que o casamento seria um meio ilícito para a obtenção de uma condição legal, e isso é contra a lei", afirmou o delegado.

Texto Anterior: Vizinhos lutam contra
Próximo Texto: Santo André estuda situação de famílias que estão em terreno
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.