São Paulo, terça-feira, 14 de maio de 1996 |
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Eletroeletrônico fatura mais
MÁRCIA DE CHIARA
As lojas de eletroeletrônicos faturaram neste Dia Das Mães 10% mais que na mesma data de 95. Já quem comercializa roupas, calçados e tecidos teve queda de 10% a 15% no faturamento. "O Dia das Mães não foi bom para o comércio em geral", diz Mônica Hage, economista da entidade. Segundo o levantamento, o resultado foi positivo para as lojas de eletroeletrônicos que têm fôlego para vender com pré-datado ou fazer crediário de longo prazo. "As lojas de roupa não foram tão bem por causa da falta de frio", diz Raul Sulzbacher, diretor para assuntos de shoppings da FCESP. Segundo ele, os campeões de vendas nos shoppings foram eletroeletrônicos, comidas e bebidas. O Iguatemi, um dos shoppings mais sofisticados da cidade, ficou abaixo da média da federação. Roberto de Carvalho, gerente do shopping, diz que as 372 lojas venderam 4% mais que na mesma data de 95. Recorde Giácomo Dalla Vecchia, sócio da Lojas Cem, confirma o bom desempenho dos eletroeletrônicos. O seu faturamento acumulado até agora em maio é 25% maior em relação a igual período de 95. No sábado, véspera do Dia das Mães, por exemplo, a empresa realizou 10 mil vendas, batendo um recorde de movimento. Normalmente, em um sábado comum são fechados cerca de 2.500 negócios. "Nem na véspera do Natal vendemos tanto", diz Dalla Vecchia. Tanto é que a empresa zerou os estoques de fornos de microondas. Foram vendidas mais de mil unidades na última semana. Segundo Dalla Vecchia, o que está sustentando os negócios é o crediário de longo prazo -em até 18 vezes, com juros de 7% ao mês. Ele admite que a expansão do crediário representa um risco para a loja. Mas, em contrapartida, financiar a venda no atual nível de taxas de juros é mais negócio do que aplicar o dinheiro da empresa no mercado financeiro. (MCh) Texto Anterior: Venda a prazo no Dia das Mães sobe 55% Próximo Texto: Cesta básica vai a R$ 111, recorde no Real Índice |
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