São Paulo, terça-feira, 14 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Líder cobiçava 'o melhor disco já feito'

EVA JOORY
DA REPORTAGEM LOCAL

Poucos conhecem a história por trás de "Pet Sounds". Ficou famosa nas palavras do líder da banda Brian Wilson, que a contou em detalhes na sua biografia "Wouldn't it Be Nice - My Own Story" (Não seria Legal - Minha própria História) (Harper Collins), lançada em 1991 nos EUA.
A história dos Beach Boys começa em 1961, quando Wilson, o mais velho de três, resolve formar uma banda. Convocou, além de seus irmãos, Dennis e Carl, o primo Mike Love e o vizinho Al Jardine.
Praia, surf, garotas e outras amenidades de melodia fácil e letras ingênuas eram os assuntos que fascinavam Wilson. Viraram temas da maioria de suas composições.
Mas, em 1965, houve uma virada: descobrindo o LSD, Brian começava a esquecer da praia, passando seus dias drogado.
Foi também o ano em que os Beatles lançavam "Rubber Soul". Foi o que instigou Brian a produzir um novo disco. Ele escreve o que sentiu ao ouvir "Rubber":
"Debaixo de uma nuvem de maconha, foi como uma cerimônia. Fiquei transtornado. Cada música, desde 'Michelle' até 'Norwegian Wood', era maravilhosa. (...) É isto que eu quero fazer. (...) Eu quero fazer o melhor disco, o melhor disco de rock que já foi feito!".
O resultado em parte deu certo. Paul McCartney revelaria mais tarde que "Pet Sounds" foi a maior influência na criação de "Sgt. Peppers", a obra prima dos Beatles.

ONDE ENCONTRAR Zeitgeist Music: r. 24 de Maio, 62, 3º andar, SP - tel. 222-8173.

Texto Anterior: Brasil lançava tropicalismo
Próximo Texto: 'Joões' apagam imagem de 'esquisitões'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.