São Paulo, terça-feira, 14 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Cenas da Vida Diária' também está em exposição

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Junto com a retrospectiva de Steen, a Galeria Nacional exibe a mostra "Cenas da Vida Diária", com 36 trabalhos e seis livros sobre esse gênero da pintura entre os séculos 15 e 17 no norte da Europa.
A exibição tenta conceitualizar como certos temas se mantiveram entre os preferidos na história da pintura da época, apesar de mudanças morais e de moda, por vezes dramáticas.
Embora imagens religiosas fossem as dominantes na época, em especial nas gravuras, que é o meio escolhido para essa mostra, atividades laicas, em especial a descrição do amor e do trabalho, também desfrutavam de grande popularidade naquele tempo.
Na Alemanha e na Holanda, os gravuristas que trataram desse assunto foram os precursores de Vermeer, Steen e Rembrandt.
Essa mostra foi feita apenas com base no acervo da Galeria Nacional de Arte. Para a retrospectiva de Steen, a Galeria produziu um belo catálogo.
A Shell patrocinou tanto a retrospectiva de Steen quanto o catálogo. As mostras foram abertas ao público em 28 de abril e estão tendo boa aceitação.
(CELS)

Texto Anterior: Jan Steen ganha retrospectiva nos EUA
Próximo Texto: Trompa é a estrela em concerto de hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.