São Paulo, terça-feira, 14 de maio de 1996
Texto Anterior | Índice

Trompa é a estrela em concerto de hoje

IRINEU FRANCO PERPÉTUO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

São Paulo tem hoje a rara oportunidade de ver um concerto protagonizado por uma trompa. Hermann Baumann é o solista do concerto que a Orquestra de Câmara de Mannheim, regida pelo tcheco Jiri Malat, apresenta às 21h no Teatro Municipal.
A Orquestra de Câmara de Mannheim foi fundada nesta cidade alemã há mais de 40 anos. Já se apresentou com os violinistas David Oistrakh e Arthur Grumiaux e o violoncelista Pierre Foumier.
Não é exagero colocar Hermann Baumann, 62, no mesmo nível deste pessoal. Baumann conseguiu uma destacada carreira de solista internacional tocando um instrumento normalmente relegado a soar apenas nas estantes das orquestras: a trompa.
"Quando comecei meus estudos de trompa, em 1951, aos 17 anos de idade, sonhava apenas em tocar em uma grande orquestra", recorda. "Foi só quando ficou claro que meu estilo cantante, cheio de vibrato, era muito diferente dos outros trompistas, que percebi que poderia ter uma carreira de solista".
Acabou ajudando a alargar a quantidade de música disponível para seu instrumento. Baumann tem mais de 40 concertos no repertório, incluindo peças a ele dedicadas por compositores contemporâneos como Ligeti e Pflueger.
Programa
O programa de hoje inclui a "Suite St. Paul", do compositor inglês Gustav Holst, o "Divertimento KV 138", de Mozart, o "Noturno em Si Maior", de Dvorak, e a "Suíte Holberg", de Grieg.
Baumann atua como solista no "Concerto em Fá Maior", de Haendel, "Romance em Lá Bemol", de Mozart, e "Concerto em Ré Maior", de Haydn.
Este repertório traz uma dificuldade adicional. Foi composto para trompa natural -ou seja, sem válvulas. "Embora toque uma trompa de válvula, conheço o som da trompa natural", diz Baumann. "Procuro fazer com que minha trompa soe como a antiga", diz.
(IFP)

Concerto: Hermann Baumann (trompa) e Orquestra de Câmara de Mannheim Quando: dia 14, às 21h
Onde: Teatro Municipal (pça. Ramos de Azevedo, s/nº, tel. 011-222-8698)
Quanto: de R$ 5,00 a R$ 40,00

Texto Anterior: 'Cenas da Vida Diária' também está em exposição
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.