São Paulo, terça-feira, 14 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Pet Sounds" deu alguns hinos do pop

EVA JOORY
DA REPORTAGEM LOCAL

"Pet Sounds", dos Beach Boys, é uma obra-prima. Depois de anos e vários discos em que falavam sobre a cultura adolescente da Califórnia (explicitado no binômio surfe e garotas), os Beach Boys dão a prova de sua maturidade.
O responsável é Brian Wilson, líder e mentor do grupo, que sempre manifestara o desejo de um disco sério. Não era, afinal, mais adolescente (em 65, quando começaram as gravações, ele tinha 23 anos).
"Pet Sounds" é melancólico e, ao mesmo tempo, o trabalho mais complexo dos Beach Boys. É um disco autoral, em que Brian revela seus segredos, temores e alegrias. "I Just Wasn't Made for These Times" é uma das faixas mais confessionais. Nela, Brian assumia sua completa inadaptação aos dias turbulentos de 66.
Muitas músicas viraram hinos do pop mais tarde. O disco abre com a sublime "Wouldn't It Be Nice" , tem a romântica e instrumental "Don't Talk (Put Your Head on My Shoulders)", a mais pop "Caroline No", além da favorita do beatle Paul McCartney, "God Only Knows", entre outras verdadeiras maravilhas.
"Pet Sounds" nunca faltou em nenhum compêndio dos melhores discos de todos os tempos. Com o passar dos anos, tornou-se uma referência pop absolutamente obrigatória.
(EJ)

Onde encontrar Zeitgeist Music: r. 24 de Maio, 62, 3º andar, São Paulo - tel.: (011) 222-8173.

Texto Anterior: Das vantagens
Próximo Texto: Brasil lançava tropicalismo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.