São Paulo, quarta-feira, 15 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PM 'parteiro' ajudou em 8 anos 24 mães a dar à luz

Cabo Edivaldo da Silva diz que pretende ter 'uns 10' filhos

RICARDO AMORIM
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Em oito anos de carreira, ele já realizou 24 partos. A marca seria ínfima para um obstetra, mas é um recorde para o cabo Edivaldo Alves da Silva, 28, da PM de Brasília.
Alves foi homenageado anteontem durante cerimônia que comemorou os 187 anos da corporação.
Os partos em carros da polícia não chegam a ser uma raridade entre os casos atendidos regularmente pela PM, conta o cabo Alves.
Ele diz que é comum a polícia ser chamada para levar grávidas para a maternidade. "Quando não dá tempo, paramos o carro e fazemos o parto ali mesmo", diz. Usando apenas luvas cirúrgicas, Alves tem ajudado as crianças a nascer e as mães a suportar a dor.
Alves lembra que em 91 realizou seu parto mais difícil. "A criança nasceu com o cordão umbilical enrolado no pescoço." Ele diz que não corta o cordão, deixando o procedimento para o médico.
Sua última "paciente", Laura Vieira da Costa, 28, fez questão de comparecer à premiação. "Se pudesse, lhe daria um troféu", disse. Laura deu à luz a menina Ana Cristina dentro do carro da PM na noite de 10 de fevereiro deste ano. "Nunca tinha entrado em um carro de polícia. Tinha até medo."
O cabo está noivo e ainda não tem filhos, mas pretende ter "uns dez". Apesar da experiência, Alves diz temer mais uma situação de parto do que um tiroteio. "No caso de uma grávida, são duas vidas inocentes que estão em jogo."

Texto Anterior: Projeto pode modificar a fiscalização dos bingos
Próximo Texto: Vacinação cresce 150% em Campinas no 2º dia; Acidente mata um e fere 4 na Anhanguera
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.