São Paulo, quarta-feira, 15 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projeto torna moradia um direito social

DANIELA FALCÃO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O deputado federal Nedson Micheleti (PT-PR) deve apresentar, na próxima semana, um projeto de emenda constitucional que inclui o direito à moradia entre os direitos sociais do homem.
No texto atual da Constituição (artigo 6º), aparecem como direitos sociais educação, saúde, trabalho, lazer, segurança, previdência social, proteção à maternidade e à infância e assistência aos desamparados.
A emenda também propõe que União, Estados e municípios destinem no mínimo 2% de suas receitas anuais de impostos para investimentos em programas habitacionais. "Sem o fundo de 2%, a emenda vai virar letra morta", afirmou o deputado.
Micheleti é presidente da subcomissão do Habitat na Câmara dos Deputados e um dos seis parlamentares que irão ao Habitat 2 (Conferência de Assentamentos Humanos da ONU), de 3 a 14 de junho, em Istambul (Turquia).
Micheleti vai aguardar sugestões de entidades ligadas à questão urbana para complementar o projeto até amanhã. Ele espera coletar as 171 assinaturas de deputados necessárias para que a emenda seja protocolada até o meio da próxima semana.
Além do fundo, outro aspecto polêmico da emenda é a obrigatoriedade de que todos os municípios brasileiros tenham um plano diretor (que normatiza o crescimento urbano da cidade).
Atualmente, apenas os municípios com mais de 20 mil habitantes são obrigados a ter o plano. Cerca de 30% da população brasileira vive em municípios com menos de 20 mil habitantes.

Texto Anterior: Passagens deverão subir 23%
Próximo Texto: Encontrada escultura roubada de praça de SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.