São Paulo, quarta-feira, 15 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Lara" ganha verba para sua realização

Volks patrocinará filme sobre vida de Odete Lara

LUIZ CAVERSAN
DIRETOR DA SUCURSAL DO RIO

Com a presença da personagem principal do filme -a atriz Odete Lara-, a indústria de automóveis Volkswagen do Brasil e a cineasta Ana Maria Magalhães assinaram ontem no Rio contrato em que a montadora se compromete a fornecer R$ 500 mil para a realização do filme "Lara".
O roteiro é baseado nos dois livros autobiográficos da atriz, hoje com 65 anos, nos quais ela relata seus conflitos pessoais e detalhes de sua carreira.
O vice-presidente de Assuntos Corporativos e Recursos Humanos da Volkswagen, Miguel Jorge, disse que a decisão de financiar parte do filme -o orçamento total deverá atingir os R$ 3 milhões- faz parte da política da empresa de apoio à cultura nacional.
Segundo Jorge, a história da atriz tem afinidade com a da empresa no Brasil. "O filme retratará uma fase da vida brasileira que coincide com o período em que a Volkswagen estava vindo para cá."
Parceria
Para Ana Maria Magalhães -atriz de inúmeros filmes brasileiros, diretora de curtas-metragens e documentários e que estreará no longa-metragem com "Lara"-, a parceria com a empresa é inusitada principalmente por se tratar do apoio de uma grande empresa a um "projeto não convencional", uma vez que o filme será o primeiro longa-metragem de sua autoria e vai biografar uma personagem brasileira ainda viva.
O filme, conforme Magalhães, vai percorrer a trajetória de Lara desde os tempos do Teatro Brasileiro de Comédia, o TBC, em São Paulo, onde ela trabalhou com o diretor Adolfo Celli, passando por sua participação no Cinema Novo (dois filmes com Glauber Rocha) e seu contato com os protagonistas da Bossa Nova, como Tom Jobim.
Mas, segundo a própria Odete Lara, não apenas os bons momentos de sua carreira artística serão reconstituídos na tela.
"O filme é baseado em meus livros e não são um auto-enaltecimento. Mostram um ser humano desprotegido em busca de um lugar ao sol. Revelam a luta de uma mulher para se impor em uma época em que às mulheres só cabiam o matrimônio e o concubinato. E discutem os conflitos existenciais do personagem diante de um mundo que a transformou em símbolo sexual", disse a atriz.
O filme terá locações em SP, Rio, Roma e Alpes suíços. As filmagens começarão em agosto e devem terminar no fim de 1997.
Ainda não foi escolhida a atriz que viverá o papel de Odete Lara.

Texto Anterior: Programação do Teatro Pedro 2º é anunciada
Próximo Texto: Conto inédito de Machado sai em livro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.