São Paulo, quarta-feira, 15 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pacino estréia na direção com Ricardo 3º

DO ENVIADO ESPECIAL A CANNES

Al Pacino movimentou a maior legião de fotógrafos deste 49º Festival para a entrevista coletiva de ontem sobre seu filme de estréia como diretor, "Looking for Richard" (Procurando Por Richard).
Nada como uma estrela de verdade. Nada como uma aposta que dá certo.
"Looking For Richard", exibido dentro da mostra paralela Um Certo Olhar, é um dos mais originais filmes recentes a se deter sobre o universo do dramaturgo inglês William Shakespeare.
Ricardo 3º
Há um só tempo é uma adaptação de "Ricardo 3º", com Pacino no papel central, Winona Ryder como Lady Anne e Alec Baldwyn como Clarence, e um documentário sobre os ensaios do grupo.
O objetivo é, para variar, devolver Shakespeare às ruas -no caso, de Nova York.
Um bom começo é saber o que elas pensam dele. Há depoimentos fascinantes, das linhas que todos conhecem ("ser ou não ser" à frente) à completa desinformação.
Na primeira parte do filme, uma espécie de introdução geral ao autor e à peça, Pacino alterna depoimentos de gente da rua, entrevistas com "experts", como os atores britânicos John Gielgud e Kenneth Branagh, e cenas dos primeiros ensaios.
Ritmo
É fascinante ver um negro pobre dar uma aula sobre entonação e um acadêmico reconhecer que não compreende uma cena óbvia.
O ritmo cai um pouco quando a encenação para as câmeras passa a predominar.
Uma montagem inquieta mantém contudo o interesse até o final, revelando passo a passo como foram feitas as escolhas, dos atores aos cenários, das mudanças de texto às decisões específicas de direção.
"Looking For Richard" explica Shakespeare sem banalizá-lo. Insufla vida nova a um texto clássico. É um feito e tanto para um estreante -ainda que se chame Al Pacino. (AMIR LABAKI)

Texto Anterior: Altman critica o cinema americano
Próximo Texto: Coen exibem comédia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.