São Paulo, quarta-feira, 15 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sistema permite ligação sem fio em área pequena

ONOFRE TRINDADE JÚNIOR
ESPECIAL PARA A FOLHA

Os adaptadores Adaptec AIR port 1.000 e AIRport 2.000 permitem a conexão de dois computadores por meio de um feixe de luz infravermelha (invisível ao olho humano), o mesmo tipo de feixe usado em controle remoto de aparelhos de som e TV.
O AIRport 1.000 é um adaptador compacto, com dimensões pouco maiores que as de um conector serial comum. Ele é ligado diretamente no conector serial de nove pinos do micro e utiliza exclusivamente a energia disponível nesse conector para sua operação.
Alguns computadores podem não dispor de um nível de energia adequado no conector serial, impedindo a operação correta do equipamento.
Portátil
Pelas suas dimensões reduzidas, o AIRport 1.000 é adequado para ser utilizado e transportado com micros do tipo notebook.
O AIRport 2.000 é um adaptador de maiores dimensões, adequado para uso com micro de mesa.
A conexão com o computador é feita por meio de um cabo e um conector serial de nove pinos.
A energia para a operação do AIRport 2.000 pode ser obtida do conector serial do micro.
Se no conector não existir um nível adequado de energia ou o se o usuário desejar uma distância maior de comunicação, podem ser utilizadas quatro pilhas tipo AA ou um adaptador AC externo, fornecido opcionalmente.
A instalação do equipamento ocorreu sem problemas, sendo bastante simples: basta conectar o adaptador na saída serial do micro, executar o programa "Setup" (para "Windows"), que vem em um disquete, e configurar o software para operar com dispositivos de comunicação por luz infravermelha, para a porta na qual o dispositivo foi conectado.
Instalação remota
Essas etapas devem ser executadas nos dois computadores, embora exista a opção de instalação remota de um deles a partir do outro. Essa opção é útil, caso um dos micros não disponha de acionador de disquetes de 3,5 polegadas.
A avaliação foi feita com um micro portátil (notebook) e um micro de mesa, configuração mais comum para o uso do produto.
Seu ponto forte é oferecer possibilidade de comunicação de dois computadores sem necessidade de conexão de cabos elétricos.
O software "TranSit" permite a transferência de arquivos entre os dois computadores de maneira simples e rápida.
Tudo acontece em um ambiente de janelas, onde é possível ver simultaneamente a listagem de diretórios locais e a de remotos.
Outras funções permitem operações comuns em arquivos, como mudança de nome e eliminação.
Existe também uma função de sincronização, que permite manter diretórios idênticos nos dois micros, possibilitando a transferência automática de arquivos do micro com a cópia mais atualizada para o outro.
Um ponto negativo na operação do equipamento é a pequena distância de transmissão (1 m para o AIRport 1.000).
Outro fator prejudicial é a necessidade de alinhamento ótico entre os adaptadores, dentro de um cone de luz com ângulo de 30o.
Isso limita a mobilidade do equipamento e restringe sua operação ao espaço proporcionado por uma mesa de escritório, diminuindo bastante sua utilidade.
Um cabo serial com 1 metro pode realizar a mesma tarefa com um custo desprezível. Em situações onde o cabo é altamente indesejável, o produto cumpre o seu papel.
Outra restrição: o equipamento (AIRport 1.000) pode não operar com alguns computadores ou necessita instalação de pilhas ou de adaptador CA (AIRport 2.000).
O equipamento pode sofrer interferência de outras fontes de luz e de radiação eletromagnética.
A maior utilidade dos adaptadores AIRport é para conexão de um computador com outros equipamentos que já dispõem de um adaptador IrDA embutido.
Metodologia
Os testes foram realizados no Laboratório de Sistemas Digitais (LaSD) do Departamento de Ciências de Computação e Estatística do ICMSC - USP.
Foram utilizados o "MS-DOS 6.22" e o "Windows 3.11". O AIRport 1.000 foi instalado em um notebook 486DX50 e o AIRport 2.000, em um micro com processador Cyrix 6x86P120+.
A qualidade elétrica e mecânica do conjunto foi avaliada por inspeção visual.

Texto Anterior: Fax/modem tem secretária eletrônica; Sun anuncia servidores com aplicações "Java"; Compra de placa dá direito a soft "Winfax"; Escola cria curso para deficientes auditivos
Próximo Texto: Mouse também usa dispositivo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.