São Paulo, quarta-feira, 15 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mouse também usa dispositivo

ONOFRE TRINDADE JÚNIOR
ESPECIAL PARA A FOLHA

A utilização de luz infravermelha para a transmissão de dados
não é novidade.
A maioria dos sistemas de controle remoto de Vs e outros equipamentos opera dessa forma.
Os sistemas de transmissão por luz infravermelha apresentam como ponto principal a eliminação do cabo conectando os equipamentos.
A IrDA (Infrared Data Association) dispõe de um padrão para
comunicação de dados entre computadores a curtas distancias (até 1 metro), com os transmissores situados dentro de um cone de 30o, um em relação ao outro.
A ausência de cabos elétricos pode facilitar o uso de uma série de sistemas, como mouses e calculadoras portáteis, onde normalmente esse é o único dispositivo de entrada/saída disponível.
Alguns notebooks, micros de mão (palmtops) e PDAs (assistentes digitais pessoais) vêm com um adaptador desse tipo embutido, permitindo a comunicação de dados diretamente com outros equipamentos que dispõem de um adaptador compatível.
Outros equipamentos, como câmeras fotográficas e impressoras, podem fazer uso desse meio de comunicação para troca de dados entre si ou com computadores.
A adesão ao padrão IrDA contribui para tornar essa conectividade possível.
Conjunto testado
O conjunto recebido (AIRport 2.500) para testes vem com um AIRport 1.000, um AIRport 2.000, um adaptador serial de 25 para 9 pinos e o software de comunicação "TranSit", na versão 1.03.
Há também os manuais "AIRport 1.000 Installation and Reference Guide", "AIR port 2.000 Installation and Reference Guide", "Software Quick Reference Guide" e "Readme First Guide".
Está incluído o cartão de garantia do produto.

Texto Anterior: Sistema permite ligação sem fio em área pequena
Próximo Texto: Recuperação para o editor de equações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.