São Paulo, quarta-feira, 15 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Corel lança dois produtos para facilitar a criação de páginas

Programa dispensa conhecimento de linguagem 'HTML'

PAULO FERNANDO SILVESTRE JR.
DA FOLHA ONLINE

A Corel, empresa canadense mais conhecida pelos seus programas de ilustração, está entrando no mercado Internet com dois novos produtos: o "Web.Data" e o "Web.Gallery".
O primeiro inaugura uma idéia interessante: a produção de páginas para a World Wide Web (parte multimídia da Internet) a partir dos principais formatos de bancos de dados (dBASE, FoxPro, Access, Oracle, Paradox) e planilhas (Excel, Lotus) do mercado.
O usuário pode produzir suas páginas sem conhecer a linguagem "HTML", utilizada para a produção das páginas da Web.
Apesar de competente, as páginas criadas pelo "Web.Data" não são muito atraentes.
Isso acontece, em parte, porque o usuário não pode personalizá-las sem abrir seu código, o que exige conhecimento de HTML.
O manual é simplório, restringindo-se à brochura que serve de capa para o CD-ROM. Faz uma rápida descrição do produto, o que não é suficiente para que um usuário leigo comece a produzir páginas imediatamente.
O preço sugerido para os EUA é de US$ 179. Uma versão shareware, que funciona por 30 dias, pode ser conseguida no endereço da Corel na World Wide Web (http://www.corel.com).
Cliparts
O segundo pacote é o "Corel Web.Gallery". Com ele, a Corel lança mais um produto onde é imbatível: bibliotecas de "cliparts".
Essas bibliotecas são coleções de pequenas imagens com a pretensão de ser genéricas o bastante para oferecer ao usuário ilustrações para a maioria de seus trabalhos, sejam lá quais forem.
O novo pacote da Corel traz mais de 7.500 imagens em um CD-ROM. O "Web.Gallery" inclui também um programa bastante simples e fácil de usar para "gerenciar" essas imagens.
O pacote acompanha um manual com todas as imagens do CD impressas a cores, que acaba sendo a maneira mais rápida de escolher entre elas. O preço sugerido para os EUA é US$ 119.
Usuários que já possuem discos de clipart da Corel encontrarão várias imagens repetidas. Fica evidente que as imagens não possuem nada de especial que justifique o termo "Web" no nome, exceto um grande apelo de marketing.

Texto Anterior: Microsoft quer vendas na rede
Próximo Texto: SÃO PAULO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.