São Paulo, quarta-feira, 15 de maio de 1996 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Corel lança dois produtos para facilitar a criação de páginas Programa dispensa conhecimento de linguagem 'HTML' PAULO FERNANDO SILVESTRE JR.
O primeiro inaugura uma idéia interessante: a produção de páginas para a World Wide Web (parte multimídia da Internet) a partir dos principais formatos de bancos de dados (dBASE, FoxPro, Access, Oracle, Paradox) e planilhas (Excel, Lotus) do mercado. O usuário pode produzir suas páginas sem conhecer a linguagem "HTML", utilizada para a produção das páginas da Web. Apesar de competente, as páginas criadas pelo "Web.Data" não são muito atraentes. Isso acontece, em parte, porque o usuário não pode personalizá-las sem abrir seu código, o que exige conhecimento de HTML. O manual é simplório, restringindo-se à brochura que serve de capa para o CD-ROM. Faz uma rápida descrição do produto, o que não é suficiente para que um usuário leigo comece a produzir páginas imediatamente. O preço sugerido para os EUA é de US$ 179. Uma versão shareware, que funciona por 30 dias, pode ser conseguida no endereço da Corel na World Wide Web (http://www.corel.com). Cliparts O segundo pacote é o "Corel Web.Gallery". Com ele, a Corel lança mais um produto onde é imbatível: bibliotecas de "cliparts". Essas bibliotecas são coleções de pequenas imagens com a pretensão de ser genéricas o bastante para oferecer ao usuário ilustrações para a maioria de seus trabalhos, sejam lá quais forem. O novo pacote da Corel traz mais de 7.500 imagens em um CD-ROM. O "Web.Gallery" inclui também um programa bastante simples e fácil de usar para "gerenciar" essas imagens. O pacote acompanha um manual com todas as imagens do CD impressas a cores, que acaba sendo a maneira mais rápida de escolher entre elas. O preço sugerido para os EUA é US$ 119. Usuários que já possuem discos de clipart da Corel encontrarão várias imagens repetidas. Fica evidente que as imagens não possuem nada de especial que justifique o termo "Web" no nome, exceto um grande apelo de marketing. Texto Anterior: Microsoft quer vendas na rede Próximo Texto: SÃO PAULO Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |