São Paulo, quarta-feira, 15 de maio de 1996
Próximo Texto | Índice

EUA apuram complacência com Valujet

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O Departamento dos Transportes dos Estados Unidos vai investigar acusações de que seus fiscais foram orientados para "bater leve" na companhia aérea Valujet, que teve um avião DC-9 destruído em acidente sábado.
A inspetora-geral do Departamento, Mary Schiavo, divulgou nota oficial de duas linhas anunciando sua decisão, sem dar detalhes sobre a origem das acusações.
O diretor da agência encarregada de fiscalizar as condições de segurança dos aviões do país (FAA), David Hinson, disse que vai colaborar com a investigação.
Schiavo escreveu artigo publicado pela revista "Newsweek" desta semana no qual afirma que falhas de fiscalização podem produzir "casos espetaculares" como o acidente da Valujet, em que morreram 109 pessoas, incluindo dois brasileiros.
A rede de televisão ABC noticiou que o Departamento dos Transportes recebera relatos de que documentos haviam sido falsificados para permitir que o DC-9 acidentado pudesse seguir em operação.
Hinson prestou depoimento ao Senado ontem e disse que o trabalho de seus fiscais tem sido "excelente". Mas admitiu que poderia ser melhor e anunciou medidas para que isso aconteça.
Ele reconheceu que talvez tenha cortado demais em programas de treinamento de fiscais e agora pretende aumentá-los. Também afirmou que a FAA terá mais fiscais.
Ontem, a FAA suspendeu a licença para operar da Av Atlantic, uma companhia de vôos charter sediada em Savannah, Geórgia, sul do país, sob a alegação de que seus comissários de bordo não receberam treinamento adequado.
Hinson e o secretário dos Transportes Frederico Peña continuaram a defender a tese de que todas as empresas aéreas norte-americanas operam com as melhores condições de segurança possíveis.
Essa posição parece em confronto com as declarações de Schiavo, que está sendo alvo de políticos conservadores. Alguns senadores da oposição pediram ontem a Bill Clinton que ela seja demitida.
O setor da aviação civil nos EUA passou por amplo processo de desregulamentação governamental. Os senadores acham que Schiavo está aproveitando a tragédia de sábado para tentar ampliar de novo o controle do governo norte-americano sobre o setor.
Uma das caixas-pretas do vôo 592 da Valujet, encontradas nos pântanos da Flórida onde o DC-9 caiu, estão sendo examinadas em Washington e contêm "dados relevantes", segundo funcionários do Departamento dos Transportes (leia texto nesta página).
A empresa Valujet continua sob fortes críticas de grupos de defesa dos direitos do consumidor. Segundo eles, a Valujet mantém uma frota antiquada e sacrifica as condições de segurança para baixar o custo das tarifas.
A empresa rechaça as acusações, com o apoio do secretário dos Transportes e do diretor da FAA.

Próximo Texto: Pilotos podem ter sido intoxicados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.