São Paulo, quinta-feira, 16 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chorou, levou; Politicamente correto; Atrás da moita; Amigo da onça; Ingenuidade atroz; Novos ares; Ame-o ou deixe-o; Encontro inédito; Guerra da madeira; Muito ocupado; Novas pressões; FHC de binóculo; Tela fria; Toma, que o filho é teu; Estocada final; Em nome do pai; Convite externo; TIROTEIO

Chorou, levou
Um aliado de FHC estava ontem à beira de um ataque de nervos. Motivo: a chantagem dos ruralistas emperrava a reforma da Previdência. "O presidente tem que aprender a dizer não. Senão, não vai. É um problema atrás do outro", desabafou.

Politicamente correto
Foram afixados cartazes de "É proibido fumar" no 3º andar do Planalto, onde está o gabinete de FHC. Especula-se que é serviço de um malufista enrustido, de olho em 1998. Só falta aparecer cartaz de "É proibida reeleição".

Atrás da moita
Moreira Franco (PMDB-RJ) trabalha com a hipótese de ler seu relatório da reforma administrativa dentro de quatro ou cinco semanas. "Estou na muda." Aguarda o limite aos destaques de votação em separado.

Amigo da onça
Amin ironiza seu amigo e líder governista Élcio Álvares (PFL-ES), que liderou a mutilação do projeto que transfere crimes de PMs à Justiça Comum: "Quero aprender com ele a ser dissidente sem ser ostentivo".

Ingenuidade atroz
O PSDB está passando o doce na boca da oposição apenas para se cacifar na hora de compor com o PFL. Os caciques tucanos comemoram o fato de os oposicionistas terem mordido a isca.

Novos ares
Pesou na decisão de Jorge Bornhausen de aceitar a Embaixada do Brasil em Lisboa a possibilidade de descansar um pouco dos imprevistos brasilienses.

Ame-o ou deixe-o
A campanha do governo tentando levantar a auto-estima dos brasileiros foi apelidada, por publicitários que viram os filmes, de uma nova série tipo "Este é um país que vai para frente".

Encontro inédito
O PNBE e o MST acertaram ontem, em reunião em São Paulo, acordo para troca de informações. Pretendem promover novos encontros para quebrar preconceitos de parte a parte.

Guerra da madeira
O Ibama apreendeu 4.000 toras de cedro no Amazonas, mas o novo presidente do instituto, Eduardo Martins, não recebeu aplauso. Está sob fogo cerrado da bancada da Amazônia, que o pressiona a liberar a muamba.

Muito ocupado
A reforma da Previdência deixou de incomodar Euler Ribeiro (PMDB-AM), o relator que teve seu parecer despedaçado no plenário. Ele agora dedica tempo integral às questões amazônicas.

Novas pressões
Cresceu o número dos que apostam que José Serra deixará o ministério para concorrer à Prefeitura de São Paulo.

FHC de binóculo
O presidente afastou-se das articulações sobre o candidato tucano a prefeito de São Paulo. "O Planalto não trabalha nomes. O Planalto observa nomes", brinca auxiliar de Fernando Henrique.

Tela fria
Os partidos de São Paulo se reúnem dia 27 para discutir o novo formato do horário eleitoral. Pela lei, cada município de uma região metropolitana fará campanha num canal de TV.

Toma, que o filho é teu
Os governistas não planejam votar tão cedo a MP do salário mínimo de R$ 112,00. Deixarão FHC fazer sucessivas reedições.

Estocada final
Carlos Velloso deixa hoje a presidência do TSE com críticas ao Congresso. Motivo: a lei que permite aos condenados por crime eleitoral exercerem seus mandatos enquanto aguardam julgamento de recurso.

Em nome do pai
Fernando Silveira e Eli Correa não são candidatos a vereador em São Paulo. Mas os filhos desses dois radialistas já estão caçando votos, pegando uma carona na notoriedade dos pais.

Convite externo
O governador do Amapá, João Capiberibe (PSB), deve ser integrado à comitiva de FHC na viagem à França, no final do mês. Paris quer ouvir o vizinho da Guiana Francesa, que tem idéias "alternativas" para a Amazônia.

TIROTEIO
De Paulo Bernardo (PT-PR), sobre o primeiro DVS apreciado e aprovado ontem, permitindo acumulação de aposentadoria para quem tem cargo eletivo:
- É uma lástima para o Congresso. Começaram, mais uma vez, votando em causa própria.

Texto Anterior: Empresas prevêem US$ 5 bi para celular
Próximo Texto: Tiro no pé
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.