São Paulo, quinta-feira, 16 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jobim leva FHC a gafe

LUCAS FIGUEIREDO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A área jurídica do governo cometeu uma gafe e induziu o presidente Fernando Henrique Cardoso a cometer um erro.
FHC solicitou ao Senado que o código de trânsito fosse tratado, em regime de urgência, contrariando a Constituição.
A Folha apurou que a sugestão de pedir regime de urgência para a matéria partiu do ministro da Justiça, Nelson Jobim -cotado para assumir futuramente uma vaga do STF (Supremo Tribunal Federal).
Mensagem de FHC ao Senado, assinada dia 13 deste mês, pede que a tramitação do Código Nacional de Trânsito seja feita em regime de urgência, "de acordo com o parágrafo 1º do artigo 64 da Constituição".
No entanto, o parágrafo 4º do mesmo artigo diz que as tramitações em regime de urgência "não se aplicam aos projetos de códigos".
"Foi uma gafe", afirmou o relator do projeto, senador Gilberto Miranda (PMDB-AM).
O documento assinado por FHC ficou na mesa do Senado à espera de que algum membro do Executivo fosse buscá-lo, como é praxe em casos de desistência de requerimentos.
O documento assinado por FHC foi enviado por meio de um ofício do ministro interino da Casa Civil da Presidência, Fuad Jorge Noman Filho.
O projeto do código vai aumentar as punições contra irregularidades cometidas no trânsito. Pereira disse que, até dia 29, o assunto entrará em fase final na comissão especial.
O presidente da comissão disse que espera a aprovação do código pelo plenário do Senado até junho.

Texto Anterior: Os crimes militares
Próximo Texto: General defende operação da polícia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.