São Paulo, quinta-feira, 16 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Franceses restauram fita de Josephine Baker

ADRIANE GRAU
FREE-LANCE PARA A FOLHA, EM SAN FRANCISCO

Paris se rendeu aos trejeitos maliciosos da dançarina Josephine Baker na mesma época em que o mundo se rendia à cidade luz.
No entre-guerras dos anos 20 e 30, ela reinou soberana nos palcos do cabaré Folies Bergère e do classudo Cassino de Paris.
Vestida apenas com um saiote de bananas, seios à mostra no primeiro ou cantando em francês no segundo, ela deixou pasma a audiência em ambos os locais.
Até então, ninguém havia trançado as pernas e mostrado a sexualidade com a espontaneidade da mulata norte-americana.
Mas só com a restauração de seu primeiro filme é que o mundo pode entender o que havia de tão especial no famoso par de pernas.
Restaurado pelo Arquivo do Filme Francês, uma cópia de "Sereia dos Trópicos", filmado em 1926, é a mais recente conquista da Cinemateca da Dança, em Paris.
O filme foi escolhido para encerrar a 39ª edição do San Francisco International Film Festival, dia 2 de maio nos Estados Unidos.
Nua em cena -quando encarnou a ingênua Papitou-, la Baker tinha apenas 20 anos. Na tela, ela requebra pra lá e pra cá metida num minúsculo sarongue.
Exuberância
A história da moça das Antilhas, que salva o mocinho de olhos azuis e resolve persegui-lo até Paris, é apenas um pretexto para mostrar sua indiscutível exuberância.
Quando suas pernas não dominam a cena, é porque ela está metida numa banheira.
"Eu me impressiono com a atitude moderna de trazer a sexualidade para a frente da câmera", observa o diretor da Cinemateca da Dança, Patrick Bensard.
"Ela fazia o que queria", afirma Bensard. "Era excêntrica", completa o filho, Jean-Claude Baker. "Há poucos filmes com negros mostrando tanta criatividade".
A restauração do filme foi comemorada por estudantes de dança de todo o mundo. A tomada final, quando Papitou se despede de Paris, mostra o vigor de sua dança.

Texto Anterior: "Un Certain Regard" destaca filmes com boas intenções
Próximo Texto: Rolos ficaram perdidos por 70 anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.