São Paulo, quinta-feira, 16 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Un Certain Regard" destaca filmes com boas intenções

Produções baseadas em fatos históricos e reais se sobressaem

LEON CAKOFF
ESPECIAL PARA A FOLHA, DE CANNES

O nível geral desta 49ª edição do Festival de Cannes, em todas as seleções do festival, é decepcionante.
Nenhum lampejo de genialidade, nenhuma revelação a festejar, nenhum filme que sacuda as platéias. Ficam as boas intenções em filmes dedicados a informar e promover revisões históricas.
Um exemplo é "I Shot Andy Warhol" (Eu atirei em Andy Warhol), de Mary Harron, que destaca a ótima atuação de Lili Taylor como Valerie Solanas, a ativista que tentou matar Andy Warhol.
Outros filmes da seleção "Un Certain Regard" (Um Certo Olhar) podem ser citados por suas boas intenções: "Haifa", do palestino Rashid Masharawi, um drama sobre a vida em campos de refugiados palestinos; "Fourbi", do suíço Alain Tanner, sobre as picaretagens de uma produtora de TV que quer filmar a vida de uma jovem que matou seu estuprador.
Fato real
Vigoroso e implacável como sempre, Jim Sheridan ("Em Nome do Pai") assina o roteiro de "Some Mother's Son" (Filho de Alguma Mãe), para a direção do estreante irlandês Terry George.
O filme mostra o drama de duas mães que se unem pela causa dos filhos em greve de fome, um dos tantos fatos reais que sacudiram a Irlanda do Norte em 1981.
Aí está um candidato potencial ao simpático prêmio de Cannes -o "Camera d'Ór", que distingue cineastas estreantes, embora deva ser inevitável o júri resistir a premiar Al Pacino, que também estréia com o seu documentário sobre os seus ensaios da peça de Shakespeare "Ricardo 3º".

Texto Anterior: 'Irma Vep' revela crise do cinema francês
Próximo Texto: Franceses restauram fita de Josephine Baker
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.