São Paulo, sexta-feira, 17 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Centenário de Belmonte é lembrado em São Paulo

DA REPORTAGEM LOCAL

O aniversário de cem anos de Benedito Bastos Barreto (1896-1947), o Belmonte, foi comemorado na quarta-feira com uma sessão solene no Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Belmonte foi membro do instituto.
Caricaturista, ilustrador, historiador, Belmonte se notabilizou por criar a figura do Juca Pato, um personagem baixinho, careca, de óculos e fraque, que se tornou, nos anos 20, símbolo da crítica contra governo, políticos, pobreza.
Durante a solenidade, o jornalista Silveira Peixoto fez uma conferência sobre o caricaturista, relatando episódios da vida do artista. Silveira Peixoto foi amigo pessoal de Belmonte e trabalhou junto com ele. Em seguida, Samuel Pfromm Neto falou sobre as várias facetas da produção de Belmonte, destacando seu trabalho de historiador e as obras destinadas ao público infantil.

Texto Anterior: Cardiologista de Amado vai para Paris
Próximo Texto: 'Poderosa Afrodite' é a tragédia do amor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.