São Paulo, sexta-feira, 17 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Celular afeta marcapasso

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Pacientes que se submeteram a cirurgias para colocação de marcapasso devem evitar o uso de telefone celular, segundo pesquisadores da Clínica Mayo, dos Estados Unidos
O marcapasso, que funciona mediante impulsos elétricos, estimula a contração dos músculos do coração em pacientes com problemas cardíacos.
Segundo David Hayes, um dos autores do estudo, as recomendações, ainda preliminares, foram baseadas no primeiro estudo clínico em larga escala, que acompanhou mil pacientes com marcapasso.
Os resultados mostraram que 54% dos pacientes que usaram telefones celulares apresentaram algum tipo de interferência.
Segundo os cientistas, os telefones celulares podem fazer os marcapassos funcionarem mais lentamente ou rapidamente, ou ainda pararem totalmente.
Hayes afirma que os problemas ocorrem mais frequentemente quando a antena do telefone está próxima da região onde fica o marcapasso, na altura do coração, e raramente quando o aparelho fica na altura do ouvido.
Segundo ele, os pacientes nunca devem guardar os telefones celulares nos bolsos de camisas, que costumam ficar na altura do coração.

Texto Anterior: Descoberto novo 'rei' dos dinossauros
Próximo Texto: Ieltsin anuncia pacote pré-eleitoral
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.